Nos siga

Resenhas

Resenha | Sombra e Ossos – Leigh Bardugo

Publicado

em

Olá leitores do Sobre Livros! Sou leitora entusiasta de ficção científica, mas também morro de amores por literatura fantástica – e épica! Comecei a ler a Trilogia Grisha há muitos anos e só retornei ao Grishaverso (nova denominação?1?) em 2021, para acompanhar a hype da adaptação na Netflix. Portanto hoje teremos resenha do livro Sombra e Ossos.

O livro foi escrito por Leigh Bardugo, nascida em Jerusalém e que cresceu em Los Angeles. Atualmente mora em Hollywood, trabalhando como maquiadora artística e cantora. Sombra e Ossos é o primeiro volume da Trilogia Grisha.

“É que já me sinto como se não pertencesse a esse lugar. Acho melhor se eu não… me destacasse.”

Antes de continuar com a resenha de Sombra e Ossos, PRECISO parabenizar a editora Gutenberg: o cuidado e carinho com os leitores é observado em cada detalhe: capa linda, diagramação caprichada, boa revisão e uma das coisas que adoro em livros – a primeira página é um mapa que mostra os países de Ravka, Fjerda e Shu Han. Cada capítulo abre-se com uma elaborada imagem e todas as páginas são levemente decoradas. Meus livros são da edição da Gutenberg, mas saíram edições novas com capas lindíssimas da editora Planeta Minotauro.

Sombra e Ossos apresenta a história de dois órfãos, uma menina e um menino. A menina é magrela e sem graça, e trabalha como cartógrafa no primeiro exército de Ravka. O menino é o melhor rastreador de Ravka. Os dois cresceram como irmãos, mas há um tempo a menina esconde uma paixão pelo menino.

Ela é Alina. Ele é Maly. Cresceram juntos, mas as diferenças entre os dois se fazem notar. E mesmo que Alina sofra muito por ver seu melhor amigo se distanciar, o apoia em todas as suas intrépidas aventuras.

“Eu sempre tinha sido uma ninguém, uma refugiada, de uma vila sem nome, uma menina magrela e desajeitada se movendo sozinha pela escuridão adensada.”

Ravka está em constante guerra com os países vizinhos, possuindo dois exércitos. O primeiro exército é comum, como nós conhecemos. Mas o segundo… são mestres da pequena ciência, isto é, Grishas. Os Grishas são humanos que tem o poder de evocar e controlar magia. Eles são subdivididos pela natureza da sua mágica e seu líder – o Grisha mais poderoso – é o Darkling.

Capas para Resenha das Edições de Sombra e Ossos

Sombra e Ossos [EDIÇÕES]

Mas as batalhas travadas contra Fjerda e Shu Han não são o único mal que assola Ravka. Um Darkling antigo cometeu um erro grave e dividiu o território de Ravka com uma fenda. Essa fenda é uma espécie de buraco negro, chamado de Não-Mar, onde a luz do sol não penetra e que monstros aterrorizantes vivem. Para ir a Ravka no oeste, os ravkanos são obrigados a atravessar o Não-Mar e o índice de morte provocados pelos monstros é altíssimo.

Alina e Maly são escalados para a próxima travessia. A perspectiva de morrer no Não-Mar aterroriza Alina, mas Maly está calmo, corajoso. Durante a jornada, a embarcação é atacada por monstros voadores e Maly é ferido. Na iminência da morte dos dois, algo surpreendente acontece e Alina descobre que está em suas mãos salvar não somente seu melhor amigo, mas todo o mundo.

É empolgante a forma como Alina vai amadurecendo. Ao descobrir seu dom, ela rapidamente precisa aprimorá-lo e dominá-lo, além de aprender a viver no novo universo no qual é arremessada, me empolgando para escrever a resenha de Sombra e Ossos.

Jogos políticos, cobiça e traições correm soltas, e nos volumes seguintes a situação fica mais eletrizante. Nesse primeiro volume vemos Alina sendo preparada para o combate, e nos próximos volumes somos brindados com uma evolução (apesar de ter desejado que sua auto-estima tivesse se fortalecido mais).

A narrativa de Leigh pode ser confusa em um primeiro momento. Isto porque ela criou uma denominação diferente para cada Grisha e demais, então leva um tempo até você conseguir discernir bem sobre cada coisa que ela está se referindo. Mas confiem quando afirmo que passado esse estranhamento inicial, a leitura torna-se deleitosa com um final arrebatador.

Indico a leitura de Sombras e Ossos para quem gosta de fantasia, quem admira histórias com um cenário medieval. Espero que tenham gostado da resenha de Sombra e Ossos, boa leitura!

“Nós encontramos o caminho de volta um para o outro, Alina. É só isso que importa.”

Laila Ribeiro é mestra em Escrita Criativa pela PUCRS; pós-graduada em Gestão Empresarial, em Gestão Pública e MBA em Gestão de Recursos Humanos; graduada em História pela PUC Minas (2014) e em Administração Geral e Agroindustrial pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007). Atualmente, é membro da equipe do site literário Sobre Livros (www.sobrelivros.com.br), e mantém o canal literário https://www.youtube.com/c/ribeirolaila. Participou de antologias de contos e, em 2016, foi monitora da Oficina de Criação Literária do professor e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.

Continue Lendo
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

NOVIDADES

Perdida - Carina Rissi [DESTAQUE] Perdida - Carina Rissi [DESTAQUE]
Ordem dos Livros2 meses ago

Ordem dos Livros | Perdida – Carina Rissi

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série Perdida escrita pela brasileira Carina Rissi, autora muito conhecida por vários chick-lits.

Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan [DESTAQUE] Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan [DESTAQUE]
Livros2 meses ago

A Roda do Tempo | Capa e pré-venda do livro Uma Coroa de Espadas

Uma Coroa de Espadas tem previsão de lançamento para 29 de outubro no Brasil.

Fallen - Lauren Kate [DESTAQUE] Fallen - Lauren Kate [DESTAQUE]
Ordem dos Livros2 meses ago

Ordem dos Livros | Fallen – Lauren Kate

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série Fallen escrita pela norte-americana Lauren Kate, na qual ganhou adaptação da Disney.

Divergente - Veronica Roth [DESTAQUE] Divergente - Veronica Roth [DESTAQUE]
Ordem dos Livros2 meses ago

Ordem dos Livros | Divergente – Veronica Roth

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série distópica Divergente escrita pela norte-americana Veronica Roth.

Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James [DESTAQUE] Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James [DESTAQUE]
Ordem dos Livros2 meses ago

Ordem dos Livros | Cinquenta Tons de Cinza – E. L. James

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série erótica Cinquenta Tons de Cinza escrita pela britânica E. L. James.

Robert Langdon - Dan Brown [DESTAQUE] Robert Langdon - Dan Brown [DESTAQUE]
Ordem dos Livros2 meses ago

Ordem dos Livros | Robert Lagdon – Dan Brown

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série de aventuras Robert Langdon escrita pelo norte-americano Dan Brown.

Jogos Vorazes - Suzanne Collins [DESTAQUE] Jogos Vorazes - Suzanne Collins [DESTAQUE]
Ordem dos Livros2 meses ago

Ordem dos Livros | Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série distópica Jogos Vorazes escrita pela norte-americana Suzanne Collins.

Crepúsculo - Stephenie Meyer [DESTAQUE] Crepúsculo - Stephenie Meyer [DESTAQUE]
Ordem dos Livros2 meses ago

Ordem dos Livros | Crepúsculo – Stephenie Meyer

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série de fantasia Crepúsculo escrita pela norte-americana Stephenie Meyer.

Percy Jackson e Os Olimpianos - Rick Riordan [DESTAQUE] Percy Jackson e Os Olimpianos - Rick Riordan [DESTAQUE]
Ordem dos Livros2 meses ago

Ordem dos Livros | Percy Jackson e Os Olimpianos – Rick Riordan

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série de fantasia Percy Jackson e Os Olimpianos escrita pelo norte-americano Rick Riordan.

Harry Potter - J. K. Rowling [DESTAQUE] Harry Potter - J. K. Rowling [DESTAQUE]
Ordem dos Livros2 meses ago

Ordem dos Livros | Harry Potter – J. K. Rowling

Ordem dos livros, curiosidades e informações da mundialmente conhecida série de fantasia Harry Potter escrita pela britânica J. K. Rowling.

Populares