Livros

RUR: Robôs Universais de Rossum | Obra ganha nova tradução e financiamento coletivo

A peça teatral de ficção científica que deu origem à palavra Robô comemora 100 anos.

Published

on

RUR – Robôs Universais de Rossum é uma peça teatral escrita pelo tcheco Karel Čapek no ano de 1920, ou seja, esse ano estamos completando o centenário da obra que deu origem à palavra robô na ficção cientifica.

Agora, RUR ressurge em dose dupla em um financiamento coletivo que traz uma tradução inédita feita a partir do manuscrito original em tcheco, além de uma adaptação romanceada que mantém a ideia original de Karel Čapek, trazendo a história dos primeiros Robôs para a realidade atual.

O romance e a tradução da peça foram feitas por Rogério Pietro, escritor de diversas obras de fantasia e ficção científica como Predador Alfa, Deus Salve a América e Gabriel Querubim e os Guardiões dos Sonhos.

A humanidade criou os robôs, uma raça sintética, a fim de substituir toda a mão de obra. Pessoas de todo mundo fizeram deles seus criados domésticos. Empresas grandes e pequenas trocaram os trabalhadores por robôs baratos e sem salário. Governos democráticos e tiranos ampliaram seus exércitos com os sintéticos, incansáveis e obedientes maquinários, numa corrida armamentista robótica silenciosa.

A Robôs Universais de Rossum, situada na distante ilha de Rossum se tornou a empresa mais lucrativa da história, vendendo bilhões de trabalhadores-robôs para todo o planeta. O sonho de Harry Domin, diretor geral dessa fábrica, aos poucos se torna realidade. O mundo em transição se prepara para o roboticismo, um sistema social baseado no trabalho exclusivo dos sintéticos. Mas o que parecia uma utopia perfeita, de repente, tem seu brilho apagado pelas sombras da revolução.

Estimulados por humanos que não aceitam a opressão, os robôs despertam para a própria realidade de trabalhadores escravizados. Assim, os bilhões de sintéticos espalhados por toda parte repentinamente percebem que os humanos são uma ameaça que precisa ser exterminada.

O financiamento coletivo de RUR: Robôs Universais de Rossum possui diversas recompensas, entre eles estão o próprio livro impresso em capa dura, marcador de páginas, camiseta, cartaz e até mesmo uma ilustração temática impressa baseada no apoiador.

As ilustrações e capas ficam por conta de Vitor Wiedergrün, com edição e projeto gráfico por Rafael Silvaro, prefácio de Alexander Meireles da Silva e posfácio por Hasan Zahirovic.

RUR inspirou autores como Thea von Harbou, Isaac Asimov e Philip K. Dick a trazerem ao mundo seus livros clássicos que ampliaram a temática dos Robôs e dos androides.

Veja mais informações do financiamento no vídeo:

Click to comment

Populares

Copyright © 2020 Todos os Direitos Reservados.

Sair da versão mobile