Nos siga

Resenhas

Resenha | Sol da Meia-Noite [Crepúsculo #5] – Stephenie Meyer

Publicado

em

Olá leitores do Sobre Livros! Sim, eu sou uma twilighter assumidíssima! Então já sabem: esta resenha terá altos níveis de empolgação! A resenha será do livro Sol da Meia-Noite.

Não sei se acompanharam, mas durante o sucesso da Saga Crepúsculo, vazou na internet o livro que a Stephenie Meyer estava escrevendo. O livro foi abandonado por desgosto, e os fãs esperaram, ansiosos, que a Tia Steph terminasse de escrever o Sol da Meia-Noite.

Nosso espera foi agraciada em 2020. Então o ano não foi de todo perdido…

Sol da Meia-Noite é o quinto livro da Saga Crepúsculo – sétimo, se contarmos “A Breve segunda vida de Bree Tanner” e “Vida e Morte”. A Stephenie Meyer anunciou mais dois livros para a série em uma entrevista, mas ainda não temos maiores informações sobre isso…

Sol da Meia-Noite - Stephenie Meyer [CAPA]

O livro apresenta a mesma história narrada por Bella no primeiro volume de Crepúsculo. A diferença está no focalizador: dessa vez, quem narra a história é o Edward.

Então o livro poderia ficar repetitivo, mas não. Stephenie Meyer conseguiu abocanhar nossa atenção ao girar o ponto de vista e apresentar informações que satisfazem a curiosidade dos fãs.

Sol da Meia-Noite mostra, através da narração do Edward, como foi a chegada da Bella em Forks. Começa a narrativa no primeiro dia de aula da Bella, pouco antes dela entrar no refeitório e avistá-lo pela primeira vez.

Vamos acompanhando como Edward se sentiu e reagiu à novata, como ele foi superando sua sede e se envolvendo por Bella.

Confesso que Edward foi capaz de redimir a Bella em muitos aspectos. Seu olhar generoso nos mostrou outras formas de enxergar as atitudes hora mal interpretadas da personagem.

E esse talvez seja um dos piores erros da narrativa: claramente, Stephenie Meyer tenta “consertar” vários erros de continuidade, verossimilhança e provocar a redenção de seus personagens. Em vários momentos senti como a autora queria “alterar” a forma como os fãs reagiram, justificando decisões mostradas nos demais livros.

Outro ponto negativo são os excessos. Edward esmiúça demais cada pensamento, cada sentimento, cada atitude. A autora deixa pouquíssimas brechas para a interpretação do leitor. A sensação é que a autora “mastiga” demais, subestimando o leitor. Stephenie Meyer quer que você veja e entenda o Edward dessa maneira específica, e não dá chances para que o leitor saia desse roteiro.

Mas ignorando esses dois aspectos mais irritantes, confesso que delirei de felicidade em cada linha! Como foi maravilhoso voltar para essa história. Tanta memória afetiva!

Tive uma ressaquinha literária depois de terminar a leitura. Foi difícil sair desse universo novamente. Não tenho dúvidas de que sigo fã e que se realmente publicarem mais livros da saga, estarei pronta para retornar. Espero que tenha gosta da resenha do livro Sol da Meia-Noite, boa leitura!

Compre o livro Sol da Meia-Noite na Amazon.

Laila Ribeiro é mestra em Escrita Criativa pela PUCRS; pós-graduada em Gestão Empresarial, em Gestão Pública e MBA em Gestão de Recursos Humanos; graduada em História pela PUC Minas (2014) e em Administração Geral e Agroindustrial pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007). Atualmente, é membro da equipe do site literário Sobre Livros (www.sobrelivros.com.br), e mantém o canal literário https://www.youtube.com/c/ribeirolaila. Participou de antologias de contos e, em 2016, foi monitora da Oficina de Criação Literária do professor e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.

Continue Lendo
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

NOVIDADES

Perdida - Carina Rissi [DESTAQUE] Perdida - Carina Rissi [DESTAQUE]
Ordem dos Livros3 meses ago

Ordem dos Livros | Perdida – Carina Rissi

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série Perdida escrita pela brasileira Carina Rissi, autora muito conhecida por vários chick-lits.

Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan [DESTAQUE] Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan [DESTAQUE]
Livros3 meses ago

A Roda do Tempo | Capa e pré-venda do livro Uma Coroa de Espadas

Uma Coroa de Espadas tem previsão de lançamento para 29 de outubro no Brasil.

Fallen - Lauren Kate [DESTAQUE] Fallen - Lauren Kate [DESTAQUE]
Ordem dos Livros3 meses ago

Ordem dos Livros | Fallen – Lauren Kate

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série Fallen escrita pela norte-americana Lauren Kate, na qual ganhou adaptação da Disney.

Divergente - Veronica Roth [DESTAQUE] Divergente - Veronica Roth [DESTAQUE]
Ordem dos Livros3 meses ago

Ordem dos Livros | Divergente – Veronica Roth

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série distópica Divergente escrita pela norte-americana Veronica Roth.

Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James [DESTAQUE] Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James [DESTAQUE]
Ordem dos Livros3 meses ago

Ordem dos Livros | Cinquenta Tons de Cinza – E. L. James

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série erótica Cinquenta Tons de Cinza escrita pela britânica E. L. James.

Robert Langdon - Dan Brown [DESTAQUE] Robert Langdon - Dan Brown [DESTAQUE]
Ordem dos Livros3 meses ago

Ordem dos Livros | Robert Lagdon – Dan Brown

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série de aventuras Robert Langdon escrita pelo norte-americano Dan Brown.

Jogos Vorazes - Suzanne Collins [DESTAQUE] Jogos Vorazes - Suzanne Collins [DESTAQUE]
Ordem dos Livros3 meses ago

Ordem dos Livros | Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série distópica Jogos Vorazes escrita pela norte-americana Suzanne Collins.

Crepúsculo - Stephenie Meyer [DESTAQUE] Crepúsculo - Stephenie Meyer [DESTAQUE]
Ordem dos Livros3 meses ago

Ordem dos Livros | Crepúsculo – Stephenie Meyer

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série de fantasia Crepúsculo escrita pela norte-americana Stephenie Meyer.

Percy Jackson e Os Olimpianos - Rick Riordan [DESTAQUE] Percy Jackson e Os Olimpianos - Rick Riordan [DESTAQUE]
Ordem dos Livros3 meses ago

Ordem dos Livros | Percy Jackson e Os Olimpianos – Rick Riordan

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série de fantasia Percy Jackson e Os Olimpianos escrita pelo norte-americano Rick Riordan.

Harry Potter - J. K. Rowling [DESTAQUE] Harry Potter - J. K. Rowling [DESTAQUE]
Ordem dos Livros3 meses ago

Ordem dos Livros | Harry Potter – J. K. Rowling

Ordem dos livros, curiosidades e informações da mundialmente conhecida série de fantasia Harry Potter escrita pela britânica J. K. Rowling.

Populares