Nos siga

Livros

Resenha: Jogador Número 2 – Ernest Cline

Publicado

em

Olá leitores do Sobre Livros! Li Jogador nº 1 pouco antes do lançamento de sua adaptação para os cinemas e foi arrebatador: lembro da minha empolgação com a narrativa, enredo e personagens. Então quando a Intrínseca lançou o segundo volume da série fiquei mais que entusiasmada em conferir como a história se desenrolou.

Vale nesse momento ressaltar o quanto as edições da Editora Intrínseca estão maravilhosas! Capa dura, livros bem revisados e lindíssimos! Mais que bons livros para se ler, eles são itens de decoração de qualquer biblioteca.

Jogador Número 2 é o segundo livro da duologia Jogador Número 1, escrito pelo autor norte-americano Ernest Cline que é romancista, poeta e roteirista. Tentou trabalhar em outras áreas, mas rendeu-se à cultura nerd. Vive no Texas com sua esposa e filha.

Jogador Número Dois - Ernest Cline [CAPA]

Dias após o fim do concurso lançado pelo fundador do OASIS, Wade Watts faz uma descoberta bombástica. Escondida no cofre de James Halliday, há uma tecnologia capaz de alterar a natureza da existência humana para sempre ― e talvez piorar ainda mais as coisas.

Chamado de Interface Neural OASIS, ou INO, o dispositivo permite que o usuário use os cinco sentidos no ambiente virtual e controle seu avatar apenas com o pensamento. Também é possível gravar suas experiências no mundo real e que outras pessoas consigam revivê-las. Ainda que revolucionário, o INO torna o OASIS mais viciante e perigoso do que nunca.

Começa assim uma nova missão, uma caça ao último Easter egg deixado por Halliday, com um misterioso prêmio em vista. Ao longo dessa jornada, Wade e seus amigos enfrentarão um inimigo inesperado e extremamente poderoso ― disposto a matar milhões para conseguir o que quer ―, revelações do passado conturbado de Halliday e até mesmo múltiplas versões do cantor Prince. A vida de Wade e o futuro do OASIS estão em risco outra vez, mas a humanidade pode ser a maior vítima dessa guerra cada vez mais real.

Em Jogador Número 2 acompanhamos o desenrolar da história logo após o fim do concurso que deu a Parzival/Wade e seus amigos o controle do OASIS. Vemos como Wade reage a sua fama e fortuna, e como se adapta a essa realidade tão diferente da que cresceu.

Wade descobre logo após vencer o concurso que James Halliday guardou uma grande invenção e caberá aos seus herdeiros decidir se irão torná-la pública. Uma invenção capaz de alterar definitivamente como a humanidade vive e se relaciona.

Nem preciso dizer que Wade faz escolhas duvidosas, né? Apesar de carregar a aura de mocinho, o personagem foi bem delineado, então comete erros. Muitos erros. Ao sentir demais, não ter maturidade e ser inconsequente, Wade perde o que conquistou – e não necessariamente a sua fortuna, hein. Mas será que terá a chance de se reconstruir?

E será através da caça ao último easter egg de Halliday que Wade decidirá não apenas o seu futuro, como o de todo o planeta. Sorte que ele não estará sozinho.

Apesar de apreciar muito a construção dos personagens, sinto que o autor dá mais espaço para o desenvolvimento de seu enredo que no desenvolvimento de seus personagens. Talvez a sensação de mais do mesmo do segundo volume tenha se ancorado aí. Deixe-me explicar.

Jogador Número 1 usou uma fórmula original e que cativou inúmeros fãs: acompanhamos o protagonista Wade em sua busca por redenção, enquanto ele desvenda inúmeras “charadas” em uma simulação virtual.

E acho que foi nesse ponto que Jogador Número 2 peca. Afinal o autor tenta aplicar a mesma fórmula na narrativa, mas por ser uma continuação, essa estratégia acaba perdendo a força. Então o que é fascinante no primeiro livro torna-se inócuo no segundo.

Mas apesar de perceber isso, acredito que vale muito a pena conferir como nosso quarteto ficou depois do fim do concurso. Diverti-me muito com as curiosidades nerds, em desbravar o OASIS – dessa vez com uma nova perspectiva, e acompanhar um “possível futuro da humanidade”. Gosto muito da ideia que a vida é cíclica, e que sempre haverá redenção após as quedas.

Indico Jogador Número 2 para os leitores que amaram o primeiro volume, mas que não elevem suas expectativas. O livro é muito bom e envolvente, mas não entrega tudo que promete. Vale conferir para se divertir e relaxar, sem grandes pretensões. Boa leitura!

Laila Ribeiro é mestra em Escrita Criativa pela PUCRS; pós-graduada em Gestão Empresarial, em Gestão Pública e MBA em Gestão de Recursos Humanos; graduada em História pela PUC Minas (2014) e em Administração Geral e Agroindustrial pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007). Atualmente, é membro da equipe do site literário Sobre Livros (www.sobrelivros.com.br), e mantém o canal literário https://www.youtube.com/c/ribeirolaila. Participou de antologias de contos e, em 2016, foi monitora da Oficina de Criação Literária do professor e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.

Continue Lendo
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

NOVIDADES

Livros5 meses ago

Resenha: Jogador Número 2 – Ernest Cline

Olá leitores do Sobre Livros! Li Jogador nº 1 pouco antes do lançamento de sua adaptação para os cinemas e...

Perdida - Carina Rissi [DESTAQUE] Perdida - Carina Rissi [DESTAQUE]
Ordem dos Livros10 meses ago

Ordem dos Livros | Perdida – Carina Rissi

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série Perdida escrita pela brasileira Carina Rissi, autora muito conhecida por vários chick-lits.

Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan [DESTAQUE] Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan [DESTAQUE]
Livros10 meses ago

A Roda do Tempo | Capa e pré-venda do livro Uma Coroa de Espadas

Uma Coroa de Espadas tem previsão de lançamento para 29 de outubro no Brasil.

Fallen - Lauren Kate [DESTAQUE] Fallen - Lauren Kate [DESTAQUE]
Ordem dos Livros10 meses ago

Ordem dos Livros | Fallen – Lauren Kate

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série Fallen escrita pela norte-americana Lauren Kate, na qual ganhou adaptação da Disney.

Divergente - Veronica Roth [DESTAQUE] Divergente - Veronica Roth [DESTAQUE]
Ordem dos Livros10 meses ago

Ordem dos Livros | Divergente – Veronica Roth

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série distópica Divergente escrita pela norte-americana Veronica Roth.

Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James [DESTAQUE] Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James [DESTAQUE]
Ordem dos Livros10 meses ago

Ordem dos Livros | Cinquenta Tons de Cinza – E. L. James

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série erótica Cinquenta Tons de Cinza escrita pela britânica E. L. James.

Robert Langdon - Dan Brown [DESTAQUE] Robert Langdon - Dan Brown [DESTAQUE]
Ordem dos Livros10 meses ago

Ordem dos Livros | Robert Lagdon – Dan Brown

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série de aventuras Robert Langdon escrita pelo norte-americano Dan Brown.

Jogos Vorazes - Suzanne Collins [DESTAQUE] Jogos Vorazes - Suzanne Collins [DESTAQUE]
Ordem dos Livros10 meses ago

Ordem dos Livros | Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série distópica Jogos Vorazes escrita pela norte-americana Suzanne Collins.

Crepúsculo - Stephenie Meyer [DESTAQUE] Crepúsculo - Stephenie Meyer [DESTAQUE]
Ordem dos Livros10 meses ago

Ordem dos Livros | Crepúsculo – Stephenie Meyer

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série de fantasia Crepúsculo escrita pela norte-americana Stephenie Meyer.

Percy Jackson e Os Olimpianos - Rick Riordan [DESTAQUE] Percy Jackson e Os Olimpianos - Rick Riordan [DESTAQUE]
Ordem dos Livros10 meses ago

Ordem dos Livros | Percy Jackson e Os Olimpianos – Rick Riordan

Ordem dos livros, curiosidades e informações da série de fantasia Percy Jackson e Os Olimpianos escrita pelo norte-americano Rick Riordan.

Populares