Fichas

Ficha | Pollyanna – Eleanor H. Porter

Ficha com a lista e ordem completa dos livros e datas de lançamento da série literária Pollyanna da escritora Eleanor H. Porter.

Published

on

Pollyanna Livros

Pollyanna conta a história de uma menina de 11 anos que vai morar com sua tia rica após a morte de seu pai. No novo lar ela ensina todos a jogar o “jogo do contente“, aprendido com seu pai.

Você é um bocado estranha, menina. Está sempre alegre com tudo e com todos — observou a empregada, lembrando-se do que acontecera no quartinho do sótão.

Faz parte do jogo, entende? — A menina sorriu.

Que jogo?

O “jogo do contente”, não conhece?

Quem meteu isso na sua cabeça, meu bem?

Foi meu pai. É um jogo lindo. Desde que eu era criança brincava disso. Depois ensinei às senhoras da Auxiliadora, e elas também gostaram.

Os dois primeiros volumes originais da série foram escritos por Eleanor H. Porter e são considerados clássicos da literatura infanto-juvenil. Mais livros foram lançados usando a personagem (sem tradução no Brasil), mas estes escritos por Elizabeth Borton, Harriet Lummis Smith, Margaret Piper Chalmers e Virginia May Moffitt, totalizando 14 livros.

O livro foi adaptado para o cinema se tornando um clássico do cinema mudo em 1920. Também foi adaptado para a televisão se a primeira telenovela infanto-juvenil do Brasil em 1956 pela Rede Tupi. Mais recentemente, em 2018, foi adaptada pelo SBT com novela intitulada As Aventuras de Poliana.

Vale lembrar que os livros já tiveram diversas edições, inclusive com traduções feitas originalmente por Monteiro Lobato e publicados pela Companhia Editora Nacional em 1934. Confira algumas edições do primeiro volume:

Ordem dos livros da série Pollyanna:

  1. Pollyanna
  2. Pollyanna Moça
  • No momento optamos por completar a ficha da série com as edições da editora Autêntica.

Pollyanna

1º Livro da Série Pollyanna

Título Nacional: Pollyanna
Ano de Lançamento: 1934 / 2016
Número de Páginas: 180 páginas
Editora: Autêntica
Tradutor: Márcia Soares Guimarães

Título Original: Pollyanna
Ano de Lançamento: 1913
Número de Páginas: 184 páginas
Editora: L. C. Page

Sinopse: Órfã e pai e mãe, Pollyanna, uma menina de 11 anos, é acolhida pela tia Polly, sua única parente viva. Rica e intransigente, a tia é desprovida de compreensão e afetividade, e recebe a menina em sua casa como um dever. Pollyanna, por sua vez, é uma menina encantadora, que a todos conquista com sua paixão pela vida e pelas pessoas, seu otimismo, sua alegria de viver… e o Jogo do Contente, que pratica e ensina a quem quiser aprender. Um jogo em que ninguém perde, todos ganham – e se transformam.

Pollyanna Moça

2º Livro da Série Pollyanna

Título Nacional: Pollyanna Moça
Ano de Lançamento: 1934 / 2016
Número de Páginas: 224 páginas
Editora: Autêntica
Tradutor: Márcia Soares Guimarães

Título Original: Pollyana Grows Up
Ano de Lançamento: 1915
Número de Páginas: 308 páginas
Editora: The Page Company

Sinopse: Agora ela é uma encantadora adolescente, amada por todos os que conviveram com ela e aprenderam o Jogo do Contente. Sua fama de pessoa especial ultrapassa os limites de Beldingsville. Quando recebe um convite para passar uma temporada em Boston, novas experiências vêm enriquecer sua vida. Ela passa a conviver com pessoas interessantes, faz amizades, ensina e aprende muito, e ajuda pessoas necessitadas que vai encontrando em seu caminho. É nesse livro, também, que Pollyanna descobre o amor e experimenta a inquietação, as dúvidas e as emoções pelas quais passam as pessoas apaixonadas.

Click to comment

Populares

Copyright © 2020 Todos os Direitos Reservados.

Sair da versão mobile