Fichas
Ficha | Fahrenheit 451 – Ray Bradbury
Ficha completa e datas de lançamento originais do livro Fahrenheit 451, do escritor norte-americano Ray Bradbury.
Livro Fahrenheit 451
Um clássico da ficção científica e da literatura distópica, Fahrenheit 451 foi escrito originalmente como um conto: “O Bombeiro“, contido no volume Prazer em Queimar: histórias de Fahrenheit 451. Incentivado pelo seu editor, transformou a ideia inicial em um romance, que se tornou um dos livros mais influentes de sua geração – e também um dos mais censurados e banidos de todos os tempos. Foi adaptado para o cinema duas vezes, a primeira pelas mãos do lendário cineasta francês François Truffaut, e depois para diversos formatos.
Escrito durante a era do macartismo – a sistemática censura à arte promovida pelo governo americano nos anos 1950 – Bradbury costumava dizer que a proibição a livros não foi o motivo central que o levou a compor a obra, e sim a percepção de que as pessoas passavam a se interessar cada vez menos pela literatura com o surgimento de novas mídias, como a televisão. Com o passar do tempo, Fahrenheit 451 ganhou muitas camadas de interpretação: a história de um burocrata que questiona a vileza do seu trabalho, o poder libertador da palavra, a estupidez da censura às artes.
Embora soubesse estar testemunhando uma transformação social única, Bradbury afirmava não acreditar que o cenário que imaginou se tornaria realidade tão rápido.
- Optamos por colocar na ficha a edição brasileira da editora Biblioteca Azul com ano de publicação 2012.
Fahrenheit 451
Título Nacional: Fahrenheit 451
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 2016 páginas
Editora: Biblioteca Azul
Tradutor: Cid Knipel
Título Original: Fahrenheit 451
Ano de Lançamento: 1953
Número de Páginas: 159 páginas
Editora: Ballantine Books
Compre nas lojas e ajude o site:
Sinopse: Guy Montag é um bombeiro. Sua profissão é atear fogo nos livros. Em um mundo onde as pessoas vivem em função das telas e a literatura está ameaçada de extinção, os livros são objetos proibidos, e seus portadores são considerados criminosos. Montag nunca questionou seu trabalho; vive uma vida comum, cumpre o expediente e retorna ao final do dia para sua esposa e para a rotina do lar. Até que conhece Clarisse, uma jovem de comportamento suspeito, cheia de imaginação e boas histórias. Quando sua esposa entra em colapso mental e Clarisse desaparece, a vida de Montag não poderá mais ser a mesma.
-
Fichas1 ano atrás
Ficha | A Seleção – Kiera Cass
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Corte de Espinhos e Rosas (Acotar) – Sarah J. Maas
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Cinquenta Tons de Cinza – E. L. James
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Trono de Vidro – Sarah J. Maas
-
Fichas1 ano atrás
Ficha | Crônicas Saxônicas (O Último Reino) – Bernard Cornwell
-
Fichas1 ano atrás
Ficha | A Descoberta das Bruxas (Trilogia das Almas) – Deborah Harkness
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Harry Potter – J. K. Rowling
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Fallen – Lauren Kate