E se as Casas de Game of Thrones virassem hambúrgueres?

Restaurantes nerds em Porto Alegre

0
1217

Banquetes, refeições completas e pratos que chamam a atenção da audiência, esteja ela lendo um livro, assistindo a um filme ou jogando um game, sempre inspiraram criações de pratos por parte de cozinheiras e de cozinheiros do mundo todo. Pode ser a Cherry Pie, da série de TV Twin Peaks, ou a Cerveja Amanteigada, dos livros de Harry Potter. As tentativas de recriação são várias.

Bares ou restaurantes temáticos já são comuns nas cidades brasileiras. Pode ser um bar inspirado em um diretor de cinema ou escritor, como o Dirty Old Man (Porto Alegre-RS), inspirado na obra literária do mais boêmio dos escritores, Charles Bukowski, ou o restaurante, à la MasterChef, The Raven, evidentemente inspirado em Edgar Allan Poe; nos dois lugares, a decoração incorpora elementos dos autores em questão.

Uma outra abordagem gastronômica temática tem acontecido no Bomba Burguer (Sapucaia do Sul-RS). A hamburgueria tem realizado vários eventos inspirados em filmes, seriados, jogos, entre outros, sempre com um cardápio pensado no título em questão.

O restaurante tem uma decoração que apresenta desde réplicas das naves de Star Wars penduradas no teto da entrada do lugar, que, por sinal, tem um pé direito bem alto, permitindo que os clientes do segundo andar possam ver as naves mais ou menos na altura em que estão, até estantes de exposição com colecionáveis e figuras de ação (que estão à venda) e uma Nimbus 2000 em tamanho real. Há também consoles de videogames para que o público possa jogar um pouquinho enquanto espera pelo lanche.

Embalado pela estreia da sétima temporada de Game of Thrones (dia 16 de julho), o Bomba Burguer criou o evento “Welcome to Westeros”, que durou cerca de vinte dias, encerrando um dia antes da estreia mundial de GoT. Foram criados 7 hambúrgueres para cada uma das Casas ou Reinos de Westeros. Até Jon Snow (um sósia de Kit Harington) esteve presente em alguns dias do evento, empunhando a espada Longclaw e vestindo sua capa para o frio rigoroso da Muralha. Toda a indumentária que imaginávamos nos livros e, agora, vemos nos episódios.

Leonardo Granado como Jon Snow

Apesar da contemporaneidade de uma comida como o hambúrguer, a combinação dos sabores e do que iria compor cada um dos combos foi fundamental para representar as Casas, bem como piadas e mensagens para os fãs. A Casa Lannister, por exemplo, estava representada por um hambúrguer de filé mignon que, além de outros acompanhamentos, trazia moedas de chocolate envolvidas em papel dourado e uma taça de vinho tinto (opcional). A cara da Cersei (minha personagem favorita)!

Vinho e moedas, combo Lannister

Todos com sabores muito interessantes e em harmonia. Mas só isso não basta. Afinal, estamos falando de um evento gastronômico inspirado em GoT. O hambúrguer da Casa Greyjoy vinha acompanhado de uma linguiça calabresa em um espetinho e o da Casa Targaryen junto com um espetinho de ovos de codorna (três, pelos ovos de dragão) e uma linda pimenta.

Hambúrguer da Casa Greyjoy

 

Escolhemos os combos da Casa Stark (evidente, The North remembers!) e da Casa Baratheon (meu namorado adora cordeiro). Minha única ressalva, como provadora de comidas em lugares diferentes, diz respeito aos pontos da carne, que estavam muito bons, mas acredito que o pessoal do atendimento poderia perguntar para o cliente qual a sua preferência.

Foto nossos hambúrgueres

Lugar imperdível para fãs dos universos fantásticos diversos. Quero voltar lá muitas vezes. E o evento do momento, que ocorre entre 25 de julho e 12 de agosto, é dedicado ao aniversário do Sobrevivente da Maldição Imperdoável da Morte, Harry Potter. Hambúrgueres das Casas de Hogwarts e um especial para nosso querido Harry estão no cardápio durante este período. Tem até cerveja amanteigada. Se puder, não perca.

Bomba Burguer: https://www.facebook.com/bombaburguer/

Dirty Old Man: https://www.facebook.com/dirtyoldmanpub/

The Raven: https://www.facebook.com/TheRavenRestaurant

Evento “Welcome to Westeros”: https://www.facebook.com/events/1938813186364007/

Evento Happee Birthdae Harry: https://www.facebook.com/events/545725382437711/

COMENTAR