Bélgica
Correspondente Bélgica | Apresentação da nova correspondente internacional
Me chamo Roqueline Santos, nasci no nordeste do Brasil em Salvador/Bahia onde os repentes e quadrinhas brotam nas mãos de grandes escritores. Tenho 40 anos, sou mãe de dois adolescentes e um livro. A arte de escrever faz parte de mim e da minha essência.
Cursei pedagogia, escrevo desde adolescente quando trabalhava para as minhas amigas de infância como “escritora de cartas de amor”. Escrevia poemas, cartas anônimas e pedidos de namoro.
Por muito tempo lamentei não ter uma aptidão. Desde menina, não sabia tocar um instrumento, não praticava nenhum esporte e nem sequer entendia da arte da computação, mas sabia escrever. Nesta fase, não compreendia que isso poderia ser uma arte. E porque não?
Escrevia o que pensava, me dedicava por horas a desenhar meus sonhos e pensamentos em forma de letras e palavras. Declarava, poetizava, descrevia. Sou as letras que saem do meu inconsciente. Posso escrever mais rápido do que pensar.
Descobri por fim, que isso é dom. Essa capacidade de escrever e reescrever os fatos e a vida. A insanidade de andar com papel e caneta em qualquer lugar para não perder um instante de imaginação. Dormir com um bloquinho na cabeceira da cama, pois a qualquer momento entre um piscar de olhos, as palavras podem brotar.
Há quatro anos, conheci um homem encantador que me incentivou a publicar meu primeiro livro. Nos casamos e me mudei para Bélgica. Cheguei no país das cervejas e batatas fritas com muitas expectativas, tal foi minha surpresa quando me encontrei numa família de escritores. Meu cunhado, minha sogra e meu marido possuem publicações sobre culinária e viagem. Descobri que nada é por acaso.
É o que sou. Um ser criativo. Capaz de transformar tudo em palavras, expressar a vida na arte da escrita.
Vou dividir com vocês minhas descobertas literárias, compartilhar histórias e curiosidades que encontrar em minhas aventuras. Existe um universo em frases e poemas espalhados por todo o mundo.
Tot Ziens ! (Nos vemos em breve)
Bélgica
Correspondente Bélgica | Museu da História em Quadrinhos
No universo infantil que as palavras ganham forma e significado em nossas mentes. Com o tempo viajamos no universo literário e carregamos as lembranças dos nossos primeiros livros ou tirinhas.
Foi pensando na minha infância, que me deparei aqui na Bélgica com o Museu da História em Quadrinhos.
O edifício fica numa pequena rua na capital Bruxelas. Projetado por Victor Horta foi construído para morada das famosas tirinhas do cartunista belga Hergé, “pai” do famoso herói Tintim, e por decisão do homenageado, o elegante prédio estilo art nouveau divide seu espaço com outro belga renomado Pierre Culliford conhecido como Peyo, criador dos Os Smurfs e outros ilustres cartunistas.
Hoje o museu conta com um acervo de mais de 7.000 quadrinhos de artistas consagrados no mundo inteiro. Um passeio onde podemos descobrir o processo de produção das tirinhas, exposições, bibliotecas e salas de estudo.
São as histórias de nossa infância, eternizadas por aqui e inspirando novos leitores.
Até a próxima.
Site do museu : https://www.comicscenter.net/en/home
Bélgica
Correspondente Bélgica | Venda de garagem
Em meio às tradicionais batatas fritas: livros. Assim, a cultura se espalha em um dos países mais antigos da Europa.
Bibliotecas em cada Cidade, livros em estantes na maior parte das casas, feiras ao ar livre e muitas livrarias.
Parar e folhear um livro faz parte do dia a dia.
Percebi que na Bélgica, principalmente no verão, as ideias literárias surgem em muitas cidades. Certa vez me deparei com essa imagem e fiquei surpresa.
Os livros usados estavam à venda, colocados em um móvel em frente à casa como um pequeno ritual cultural.
Se o leitor tem livros que gostaria de vender, coloca em frente à sua casa com uma caixinha e o valor a mostra. O comprador escolhe, coloca as moedas na caixinha e o livro ganha vida nas mãos de outro leitor.
Parece uma atitude simples, mas funciona como um “presente dos deuses” para nós leitores. Comum perceber a euforia quando se coloca alguns exemplares para fora. Olhos atentos garimpando, lendo sinopses, decidindo.
A cada verão, o ritual se renova. Nunca sabemos o que vamos encontrar cada vez. É a oportunidade de comprar bons livros a cada estação.
Então, fica essa dica para os leitores viajantes.
Se encontrar livros em frente à uma casa prepare-se para mais uma aventura literária.
Até a próxima.
-
Televisão3 semanas atrás
Outlander | Informações sobre a 6ª temporada
-
Livros4 dias atrás
A Roda do Tempo | Previsão oficial de lançamento para 7º volume no Brasil
-
Televisão3 semanas atrás
A Roda do Tempo | Adaptação da Amazon ganha teaser com violão de Thom
-
Fichas4 semanas atrás
Ficha | As Crônicas de Spiderwick – Holly Black e Tony DiTerlizzi
-
Fichas4 semanas atrás
Ficha | O Tempo e o Vento – Érico Veríssimo
-
Fichas4 semanas atrás
Ficha | Guerra do Velho – John Scalzi
-
Livros3 semanas atrás
Livro Leopardo Negro, Lobo Vermelho de Marlon James chega em janeiro de 2021
-
Livros2 semanas atrás
Livro É Assim Que Se Perde A Guerra do Tempo chega em fevereiro de 2021