Correspondente Alemanha #25 – Alexandra Magalhães Zeiner

0
611

Guten Tag Liebe Leserinnen und Leser von SobreLivros!

Saudações para as(os) queridas(os) leitoras(es) do SobreLivros!

Considero-me uma aprendiz das palavras, inclusive escrevi um poema sobre este interessante processo meu no mundo das letras. Este ano participei de uma das feiras de livros mais charmosas do Brasil: 12ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços). Considerado o maior e mais importante evento do gênero em Minas Gerais, o Flipoços aconteceu entre os dias 29 de abril e 7 de maio no Complexo Cultural da Urca, o ponto cultural da cidade.

Acredito que o Flipoços foi a primeira feira de livros brasileira que apresentou um painel sobre o trabalho de escritoras brasileiras residentes no exterior. Há dois anos recebi uma proposta similar de uma feira no Nordeste do Brasil, mas esta nunca foi concretizada. Assim, durante essa oportunidade, representei pessoas e associações que promovem o que temos de melhor pelo mundo, nossa arte e literatura. Sementes foram plantadas no solo fértil de Poços de Caldas. Durante meu trabalho como curadora e divulgadora cultural na Europa, principalmente no sul da Alemanha, aprendi que intercâmbios, multiculturais e contínuos, fortalecem laços de soma de talentos no cenário das letras.

A pequena Laila (Cairo-Egito) declarou que ama comer vegetais. Laila escolheu a ilustração dos filhotes da D. Coruja como sua predileta.

Durante a feira apresentei meu quarto livro infantil bilíngue (português-inglês), especialmente dedicado aos primeiros leitores: Mamãe, quero ser vegetariano. O projeto também fez parte da comemoração de um trabalho de dez anos com a ilustradora austríaca-finlandesa Judit Fortelny. A idéia do livro foi inspirada pela decisão tomada pelo meu filho Alexander, que aos nove anos optou por ser vegetariano. Preocupado com a forma como seres humanos tratam alguns animais, ele me pediu para escrever um livro chamando atenção de pequenos e grandes leitores para o tema. A combinação do texto com as mágicas ilustrações de Judit convidam todos para uma leitura lúdica e inspiradora. Maiores informações sobre o livro podem ser lidas no link da editora:

http://educavision.com/mom-i-want-to-be-a-vegetarian-mame-quiero-ser-vegetariano

Fotos do artigo em alemão.

Agradeço a toda equipe da SobreLivros pela oportunidade de registrar as aventuras literárias vividas aqui no sul da Alemanha.

COMENTAR