Nos siga

Livros

A Crônica do Matador do Rei | Novas atualizações sobre o universo e o 3º livro

Publicado

em

Parece que Patrick Rothfuss está se animando, algumas semanas atrás o escritor respondeu algumas perguntas dos fãs (publicado aqui no site) sobre o 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei.

ENTRE NO CANAL DA SÉRIE NO TELEGRAM

Agora tivemos mais uma live em seu Twitch na qual Pat responde mais perguntas dos fãs sobre o universo dos livros de modo geral, sobre o 3º livro, inclusive revelando que planeja produzir uma antologia das músicas do livro.

Confira as perguntas e respostas com mais uma tradução do arcano Miguel Regert, nosso agente de informações e fã da série.

Patrick Rothfuss 2

Pergunta: O 3º livro será maior que O Temor do Sábio?
Pat: Não, provavelmente não. Porque O Temor do Sábio tem o tamanho máximo que um livro pode ter. E também porque eu não acho que o terceiro livro vá precisar ser tão longo.

Pergunta: Você considera fracionar o 3º livro em mais livros?
Pat: Não.

Pergunta: Eu vi uma teoria do Reddit de que o Cthaeh poderia ser algo parecido com uma serpente. Isso faz sentido?
Pat: Eu só irei dizer isso: o Cthaeh não é uma árvore (em outro momento ele ainda afirma: “o Cthaeh falou expressamente que ele não é uma árvore. Não pode ser mais claro que isso. O Cthaeh não é uma árvore. O Cthaeh vive na árvore”).

Pergunta: Você está curtindo o processo de escrever o 3º livro?
Pat: Escrever em si normalmente é legal e divertido. Eu gosto do processo de escrever. A pressão para fazer isso não é legal. É tipo assim: imagine que você está em um relacionamento saudável com um parceiro do qual você gosta, e vocês têm boa química, e você gosta de passar o tempo com essa pessoa, e vocês gostam de se envolver sexualmente. E você está tipo “eu amo essa pessoa, nós gostamos de fazer aquilo (sexo)”. Mas daí seus pais estão sempre perguntando “ei, quando vocês terão um bebê? quando vocês terão um bebê? quando vocês terão um bebê?” Isso pode ser frustrante. Agora imagine que você tem 5 milhões de pais e toda vez que você vai à internet eles estão assim: “POR QUE VOCÊS NÃO ESTÃO F*DENDO?” Isso meio que tira o prazer do processo. Essa foi uma analogia esquisita.

Pergunta: Você está gostando mais do 3º livro agora do que antes?
Pat: Sim. Tanto em relação ao estado em que o livro está agora quanto ao fato de que eu consegui ajeitar alguns outros elementos da minha vida, o me deixa com suficiente espaço emocional para trabalhar mais e fazer um trabalho melhor.

Pergunta: Qual é seu personagem favorito?
Pat: A Auri é muito divertida.

Pergunta: A Música do Silêncio parte 2 é uma possibilidade?
Pat: Não. Jamais teria esse nome. Porém eu posso vir a escrever outra história sobre a Auri.

Pergunta: Haverá mais informação sobre a Moula no 3º livro?
Pat: Bem… A Moula está nele.

Pergunta: Você canta as canções ou ouve a música quando escreve a letra delas?
Pat: Raramente. Nós estamos planejando produzir uma antologia de músicas do livro.

Pergunta: Existe uma propriedade especial na madeira roah que permite capturar/prender a essência (Nome) de uma pessoa ou coisa? Como, por exemplo, o Jax fez ao prender o Nome da Lua, ou como o Kvothe fez com parte do seu nome no baú tritrancado? (aqui a pessoa que fez a pergunta está teorizando)
Pat: Não vou dizer que você está errado em pensar algo assim. Eu insiro pistas por todos os livros, eu insinuo muita coisa e eu deixo pra vocês montarem o quebra cabeça. Essa pergunta está teorizando muita coisa. Mas a madeira roah aparece bastante na história, não é? Há algo diferente com essa madeira? Sim. Nomes são importantes? Sim. Existe um baú tritrancado? Sim.

Pergunta: Pat, como está a sua saúde mental ultimamente?
Pat: Na realidade, 2020 está sendo melhor para mim do que os últimos anos. Eu me sinto mal por isso, porque esse ano está sendo uma porcaria para o mundo. Mas 2020 está sendo melhor no que tange à minha vida pessoal e minha saúde mental. Não que esteja ótima, veja bem, apenas melhor do que antes.

Pergunta: Quais foram as maiores mudanças feitas na história original para o 1º e o 2º livro? Você mencionou que esse era o atual obstáculo com o 3º livro. Você pode dizer que tipo de mudanças foram essas?
Pat: É uma excelente pergunta. Então, só para dar um exemplo, no protótipo original do que eventualmente veio a se tornar O Nome do Vento, não existia a parte da história que se passa no presente (os interlúdios na pousada). O livro começava com “meu nome é Kvothe, você deve ter ouvido falar de mim, blá blá blá…” e então passava a contar a vida dele. Não existia Pousada Marco do Percurso, não existia Bast, não existia a história do presente. No primeiro protótipo, não existia Auri, e o Kvothe e Mestre Lorren eram amigos, e ele gostava do Kvothe o suficiente para convidá-lo a entrar no Arquivo de boa vontade. No primeiro protótipo, Kvothe e Ambrose travavam apenas briguinhas pequenas, e o Ambrose era um antagonista que não representava perigo ou ameaça alguma. Esses são só alguns exemplos do que era diferente nos estágios iniciais da história.

Pergunta: Você teria interesse em escrever sobre Temerant 200 ou 300 anos no futuro?
Pat: Bem, se o mundo (de Temerant) não for destruído até lá, sim. Na verdade, eu teria mais interesse em escrever sobre Temerant há 400, 500 ou 600 anos no passado. Ou então há incontáveis anos no passado. Acho que seria divertido escrever algo sobre a Guerra da Criação, que foi há tanto tempo que a própria medição em anos se torna insignificante.

Pergunta: Você está empolgado para terminar o 3º livro de uma vez por todas e partir para outros projetos não relacionados?
Pat: Cara, eu só quero terminar o 3º livro. Eu quero terminá-lo e que ele seja bom, para que todos vocês possam experienciar a história completa. Eu sei como é frustrante ter apenas dois terços de uma história, você não consegue apreciar ela por completo enquanto não conseguir a coisa toda.

Pergunta: Quanto tempo se passa do final do 2º livro até o final do 3º livro?
Pat: Essa é uma pergunta interessante. Menos do que 100 anos, mais do que 1 ano.

Pergunta: Nós podemos esperar ver mais do mundo dos Encantados no 3º livro?
Pat: Sim! Vocês verão mais dos Encantados. Com toda a certeza. Eu estou animado com isso. É coisa boa!

Pergunta: Terá mais Chandriano no 3º livro?
Pat: Bem, essa não seria uma suposição absurda. Eles são meio que importantes para a história no geral, certo?

Pergunta: Uns anos atrás você disse que avaliava o 3º livro com 3 estrelas em um máximo de 5. Que nota você daria atualmente?
Pat: Eu não sei… Está melhor.

Pergunta: Você lê as teorias dos fãs sobre o 3º livro?
Pat: Não.

Pergunta: Quantos protótipos/versões diferentes do 3º livro você já fez?
Pat: Eu nem sei como começar a contar. Com O Nome do Vento eu imprimi pelo menos 200 cópias diferentes, provavelmente mais. Com O Nome do Vento eu fiz pelo menos 300 versões, mas se contar outras pequenas mudanças, pode ter sido por volta de 800 versões.

Pergunta: Qual é o personagem que você acha o mais difícil de escrever?
Pat: Em O Temor do Sábio foi o Tempi por muito tempo.

Pergunta: O quanto a sua prosa evoluiu desde o 1º livro?
Pat: Eu não sei. Eu continuei a refinar minha prosa, mas considerando que eu trabalhei em O Nome do Vento por 14 anos, muito da minha prosa já se desenvolveu durante aquele período até a publicação do livro.

Patrick Rothfuss [DESTAQUE]

Pergunta: A narrativa que é desenvolvida na parte da história que se passa no presente (interlúdios na pousada) terá um final conclusivo ou irá continuar em outros livros?
Pat: Um final conclusivo? Não. (ele está se referindo a um final que resolve todas as questões e todos os problemas) Mesmo que esse fosse o último livro que eu escrevesse, eu não acredito em resoluções perfeitas, eu não acho que isso possa ser alcançado em uma boa história. Eu tenho planos de escrever outros livros sobre Temerant, e alguns dos personagens da história ainda existirão nesse mundo.

Pergunta: Você está cansado de escrever sobre Temerant?
Pat: Não, nem um pouco. Eu fiz esse mundo grande o suficiente para ter o espaço para todas as histórias que eu quero contar.

Pergunta: Existem outras pessoas além de você que sabem como a história vai terminar?
Pat: Umas poucas pessoas, não muitas.

Pergunta: Você já pensou que o livro 3 pode não atender às expectativas dos fãs?
Pat: Com certeza. Isso é algo que me deixa acordado à noite, com medo. É dureza.

Pergunta: Quanto do 3º livro se passa na Universidade?
Pat: Mais que 20% e menos que… 50%?

Pergunta: Algum dia você irá ler um trecho do 3º livro para o chat?
Pat: Eu poderia… Se for em benefício da minha caridade (Worldbuilders). Se mantenham informados… Talvez algo assim possa ocorrer para promover a caridade… Talvez…

Pergunta: Haverá mais sobre a siglística no 3º livro?
Pat: Sim.

Pergunta: O Skarpi terá um papel a cumprir mais para a frente na história?
Pat: Isso não seria algo impensável (em outras palavras: é possível).

Pergunta: Existe alguma categoria de magia para a qual nós ainda não fomos introduzidos?
Pat: Ah sim, com certeza. Sim, 100% (em uma entrevista, o Pat já afirmou que existe por volta de 8 tipos de magia, tais como a simpatia, alquimia, siglística, nomeação, e outras que ainda não foram reveladas. É a isso que essa pergunta se refere).

Pergunta: O quão feliz você está com o livro 3 se comparado há um ano?
Pat: Eu me sinto melhor com ele, em parte por causa do trabalho em si e em parte por causa da minha saúde mental, que está melhor do que antes. Ano passado eu não estava bem mesmo.


Enquanto isso não temos informações oficiais ou previsões de lançamento para The Doors of Stone, 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei.

No Brasil os livros são editados pela Arqueiro e conta com O Nome do Vento (#1), O Temor do Sábio (#2) e A Música do Silêncio (história sobre a Auri) publicados.

Adora livros, séries, filmes, esportes e é fundador do site Sobre Livros.

Continue Lendo
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

Livros

Outlander | Anunciada a capa e data de lançamento de 9º volume da série

Publicado

em

Foi anunciada a capa o livro Go Tell the Bees That I Am Gone, 9º volume da série Outlander, escrita pela norte-americana Diana Gabaldon, com informações da Entertainment Weekly.

O livro dá continuidade ao livro Escrito com o Sangue do Meu Coração, 8º volume lançado pela editora Arqueiro no Brasil ainda no fim de 2020.

A previsão de lançamento do livro Go Tell the Bees That I Am Gone ficou para 23 de novembro no exterior e já pode ser comprado em pré-venda.

Go Tell the Bees That I Am Gone - Diana Gabaldon [CAPA]

CUIDADO SPOILERS

O passado pode parecer o lugar mais seguro para se estar. . . mas é o momento mais perigoso para se estar vivo… Jamie Fraser e Claire Randall foram dilacerados pelo Levantamento Jacobita em 1743, e levaram vinte anos para se encontrarem novamente. Agora a Revolução Americana ameaça fazer o mesmo. É 1779 e Claire e Jamie estão finalmente reunidos com sua filha, Brianna, seu marido, Roger, e seus filhos em Fraser’s Ridge. Ter a família unida é um sonho que os Frasers consideravam impossível.

No entanto, mesmo no sertão da Carolina do Norte, os efeitos da guerra estão sendo sentidos. As tensões nas colônias são grandes e os sentimentos locais são quentes o suficiente para ferver a chaleira do Inferno. Jamie sabe que a lealdade entre seus inquilinos está dividida e não vai demorar muito até que a guerra esteja à sua porta.

Não muito longe, o jovem William Ransom ainda está aceitando a descoberta da identidade de seu verdadeiro pai – e, portanto, a sua própria – e Lord John Gray tem reconciliações a fazer e perigos a enfrentar. . . em nome de seu filho e em seu próprio.

Vale lembrar que a série literária terá 10 volumes e que a escritora Diana Gabaldon planeja escrever uma nova série dentro do universo, provavelmente contando a história dos pais de James Fraser.

Já a série televisiva baseada nos livros possui 5 temporadas lançadas pelo canal Starz, com a 6ª em produção ainda sem data de lançamento e a 7ª temporada com a renovação já confirmada.

Continue Lendo

Livros

Destruidor de Mundos | Capa e previsão oficial de novo livro de Victoria Aveyard

Publicado

em

No fim de 2020 foi anunciada a capa do exterior do novo livro da escritora Victoria Aveyard, autora muito conhecida no Brasil pela série A Rainha Vermelha. Agora a editora Seguinte trás a capa nacional e data de lançamento de Destruidor de Mundos, primeiro volume da nova série homônima da escritora.

Destruidor de Mundos (no original Realm Breaker) tem previsão de lançamento para 4 de maio de 2021 no exterior, enquanto que no Brasil será lançado no dia 14 de maio.

Enquanto o livro não chega, podemos ler o primeiro capítulo traduzido pela editora e hospedado pela fanpage Red Queen Brasil.

Compre em pré-venda na Amazon.

Destruidor de Mundos - Victoria Aveyard [CAPA]

Uma estranha escuridão cresce em Allward.

Até mesmo Corayne an-Amarat pode sentir, aninhada em sua pequena cidade à beira-mar.

Ela logo descobre a verdade: ela é a última de uma linhagem antiga – e a última esperança de salvar o mundo da destruição. Mas ela não estará sozinha. Mesmo quando a escuridão cai, ela é acompanhada por um bando de companheiros improváveis:

  • Um escudeiro, forçado a escolher entre o lar e a honra.
  • Um imortal vingando uma promessa quebrada.
  • Uma assassina, exilada e sanguinária.
  • Uma feiticeira antiga, cujos enigmas escondem uma previsão misteriosa.
  • Um falsificador com um passado secreto.
  • Uma caçadora de recompensas com contas a acertar.

Juntos, eles enfrentam um oponente cruel, invencível e determinado a transformar todos os reinos em cinzas, e um exército diferente de tudo que o reino já testemunhou.

Continue Lendo

NOVIDADES

Go Tell the Bees That I Am Gone - Diana Gabaldon [DESTAQUE] Go Tell the Bees That I Am Gone - Diana Gabaldon [DESTAQUE]
Livros6 dias ago

Outlander | Anunciada a capa e data de lançamento de 9º volume da série

Foi anunciada a capa o livro Go Tell the Bees That I Am Gone, 9º volume da série Outlander, escrita...

Destruidor de Mundos - Victoria Aveyard [DESTAQUE] Destruidor de Mundos - Victoria Aveyard [DESTAQUE]
Livros6 dias ago

Destruidor de Mundos | Capa e previsão oficial de novo livro de Victoria Aveyard

No fim de 2020 foi anunciada a capa do exterior do novo livro da escritora Victoria Aveyard, autora muito conhecida...

Ramsés - Christian Jacq [DESTAQUE] Ramsés - Christian Jacq [DESTAQUE]
Fichas2 semanas ago

Ficha | Ramsés – Christian Jacq

Guia completo da série Ramsés escrita pela francês Christian Jacq, com ordem dos livros e informações de outros livros sobre...

J. K. Rowling [DESTAQUE] J. K. Rowling [DESTAQUE]
Livros3 semanas ago

J. K. Rowling anuncia saga sobre Vampiros-Feiticeiros

Os jornais The New York Times e o The Guardian anunciaram em nota o lançamento de uma nova saga escrita...

The Desert Prince - Peter V. Brett [DESTAQUE] The Desert Prince - Peter V. Brett [DESTAQUE]
Livros3 semanas ago

Ciclo das Trevas | Anunciada capa britânica do livro The Desert Prince

Foi anunciada a capa britânica do livro The Desert Prince, primeiro volume da nova trilogia intitulada provisoriamente de I Am...

Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias - Holly Black [DESTAQUE] Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias - Holly Black [DESTAQUE]
Livros3 semanas ago

O Povo do Ar | Pré-venda de Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias de Holly Black

Foi anunciada a capa e pré-venda do livro Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias da escritora Holly...

Jogador Número Dois - Ernest Cline [DESTAQUE] Jogador Número Dois - Ernest Cline [DESTAQUE]
Livros1 mês ago

Jogador Número Dois | Livro ganha capa brasileira e data de lançamento

O livro Jogador Número Dois do escritor Ernest Cline está ganhando a capa brasileira e previsão de lançamento com nova...

Moiraine - A Roda do Tempo [DESTAQUE] Moiraine - A Roda do Tempo [DESTAQUE]
Televisão1 mês ago

A Roda do Tempo | Novo teaser com Moiraine Damodred

A Amazon divulgou em seu twitter um novo teaser de A Roda do Tempo (The Wheel of Time no original),...

O Torneio dos Céus - Leandro Schulai [DESTAQUE] O Torneio dos Céus - Leandro Schulai [DESTAQUE]
Livros1 mês ago

O Vale dos Anjos | Projeto inovador libera capítulos de livro semanalmente

O escritor brasileiro e youtuber Leandro Schulai anunciou recentemente um projeto que envolve sua série literária O Vale dos Anjos e que...

O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - David Levithan e Rachel Cohn [DESTAQUE] O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - David Levithan e Rachel Cohn [DESTAQUE]
Livros1 mês ago

Dash e Lily | O Caderninho de Desafios de Dash e Lily ganha nova edição

A nova edição tem previsão de lançamento para 22 de março.

Populares