Nos siga

Livros

A Crônica do Matador do Rei | Atualizações sobre o 3º livro

Em live recente Patrick Rothfuss respondeu algumas perguntas dos fãs sobre The Doors of Stone, 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei.

Publicado

em

Em live recente o escritor Patrick Rothfuss prometeu que responderia algumas perguntas dos fãs sobre o 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei, o livro The Doors of Stone.

A promessa foi cumprida, foram feitas várias perguntas e algumas delas foram respondidas, inclusive sobre o porquê de The Doors of Stone estar demorando tanto tempo para ser lançado.

Algumas respostas do Pat foram levemente modificadas para se adequarem melhor ao português, mas o sentido não foi alterado de nenhuma forma. Confira a tradução do arcano Miguel Regert, fã da série.

Patrick Rothfuss 2

Pergunta: A inclusão de novas ideias está atrasando a sua escrita?
Pat: Não. O problema é que eu escrevi a história toda de uma vez, e então eu passei a trabalhar na primeira parte da história para transformá-la no Nome do Vento, e isso levou anos e anos. Foram anos de revisão (14 anos, precisamente, conforme ele diz em outro momento da live) até ser publicado em 2007. Enquanto isso, o restante da história não foi mexido. Quando eu fui trabalhar em O Temor do Sábio, havia muitos problema com ele, e ele não combinava mais com o 1º livro, pois eu havia mudado muita coisa (personagens foram adicionados, suas histórias foram melhor desenvolvidas etc). E agora o 3º livro, o que era para ser o final da história, muito dele foi escrito em 1998, há muito tempo. E eu não era um bom escritor. Mesmo os trechos do 3º livro que estavam bons não combinavam mais com as duas partes anteriores da história, que foram alteradas e melhoradas ao longo de muitos anos com as revisões.

Pergunta: Com as novas adições ao 3º livro por meio das revisões, é possível que ele fique grande demais para um livro só?
Pat: Não, não é possível.

Pergunta: Você já disse que tinha o final da história planejado desde o início. Esse final mudou desde então?
Pat: Não.

Pergunta: O que é que você gosta mais no 3º livro atualmente?
Pat: Atualmente estou revisando a parte em que o Kvothe “resgata princesas de reis adormecidos em sepulcros” (isso consta no 1º livro). Estou gostando dessa parte, e a revisando. Está boa, mas eu ainda posso fazer melhor, então estou polindo esta parte.

Pergunta: O quanto ser pai influenciou na sua escrita?
Pat: Provavelmente não tanto quanto ocorre com outras pessoas, há outras coisas que influenciaram minha escrita bem mais do que ser pai.

Pergunta: Você acha que o grande hiato entre o lançamento dos livros e tudo o que aconteceu no mundo (Trump presidente, protestos, pandemia) mudou você como pessoa e o fez alguém completamente diferente do que era quando começou a história?
Pat: A questão é que eu literalmente comecei a escrever a história em 1994, e o 1º livro foi publicado em 2007. Já se passaram décadas da minha vida desde aquela época até agora. Então o que eu mudei como ser humano é gigantesco. Então, sim, eu sou diferente agora do que era antes, mas é algo com o que eu já lidei. O mundo está diferente. Essas coisas impactam na complexidade de terminar a história? Sim, mas não muito mais do que outras coisas da vida.

Patrick Rothfuss [DESTAQUE]

Pergunta: Você ainda se importa em terminar o 3º livro?
Pat: Sim. Eu me importo muito em terminar o livro. Eu me sinto mal por muitas pessoas quererem algo de mim e que eu não fui capaz de dar a elas. Eu me sinto mal com isso, o tempo todo. Honestamente, isso é umas das coisas que ferrou minha saúde mental, estou fazendo bastante terapia atualmente. Porque no intervalo de alguns poucos anos eu fui de alguém que gostava de trabalhar na sua história que nunca seria publicada para alguém com quem milhões de pessoas estão decepcionadas porque querem esse livro. Não é um sentimento legal. Então, eu com certeza me importo em terminar esse livro. Se eu não me importasse em terminá-lo, vocês já o teriam, porque eu sei que as pessoas o comprariam de qualquer forma para saber o final da história. Mas eu não quero apenas vender um livro. Eu devo a todas as pessoas que amam esse livro algo lindo (pessoas que me falaram o quanto esse livro é importante pra elas, que tatuaram frases do livro na pele, e que deram nome de personagens do meu livro aos seus filhos), essa é a única razão.

Pergunta: Aprenderemos mais sobre o passado da Denna no 3º livro?
Pat: Sim.

Outras respostas do Pat:

  • Quando perguntado se o isolamento e a quarentena ajudaram ou pioraram no seu processo de escrita, o Pat disse que ele sempre foi mais produtivo quando estava em uma fase pacífica e tranquila da vida, e que a vida dele não estava pacífica ou tranquila há muito tempo. Ele insinuou que durante a quarentena está dando prioridade à caridade, em razão dos tempos difíceis que as pessoas estão enfrentando, e que elas precisam de maior ajuda agora.
  • Quando perguntado sobre a relação do Bast com o Kvothe, o Pat disse que o 3º livro irá mostrar como eles se conheceram, e que essa parte ele precisa desenvolver melhor, para que a evolução do relacionamento deles não seja abrupta demais.
  • O Pat reafirmou a intenção de escrever outros livros no mesmo universo após o fim da trilogia, e disse que tem interesse em criar outras histórias curtas (como o livro da Auri), especialmente sobre o Elodin e a Devi.

Resumindo foi explicando porque o 3º livro está demorando. Basicamente porque ele escreveu toda a história em 1998, e depois teve de separar ela em três livros. Para isso, ele passou 14 anos adaptando e revisando a primeira parte da história e depois mais alguns anos fazendo o mesmo com a segunda parte. Enquanto isso a terceira parte ficou estagnada no tempo, datada de 1998, de quando ele não era um bom escritor (segundo ele mesmo), Agora ele está adaptando e revisando essa terceira parte para se adequar aos padrões atuais dele e se encaixar direito nos outros dois livros.

Enquanto isso não temos informações oficiais ou previsões de lançamento para The Doors of Stone, 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei.

No Brasil os livros são editados pela Arqueiro e conta com O Nome do Vento (#1), O Temor do Sábio (#2) e A Música do Silêncio (história sobre a Auri) publicados.

Adora livros, séries, filmes, esportes e é fundador do site Sobre Livros.

Continue Lendo
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

Livros

Outlander | Anunciada a capa e data de lançamento de 9º volume da série

Publicado

em

Foi anunciada a capa o livro Go Tell the Bees That I Am Gone, 9º volume da série Outlander, escrita pela norte-americana Diana Gabaldon, com informações da Entertainment Weekly.

O livro dá continuidade ao livro Escrito com o Sangue do Meu Coração, 8º volume lançado pela editora Arqueiro no Brasil ainda no fim de 2020.

A previsão de lançamento do livro Go Tell the Bees That I Am Gone ficou para 23 de novembro no exterior e já pode ser comprado em pré-venda.

Go Tell the Bees That I Am Gone - Diana Gabaldon [CAPA]

CUIDADO SPOILERS

O passado pode parecer o lugar mais seguro para se estar. . . mas é o momento mais perigoso para se estar vivo… Jamie Fraser e Claire Randall foram dilacerados pelo Levantamento Jacobita em 1743, e levaram vinte anos para se encontrarem novamente. Agora a Revolução Americana ameaça fazer o mesmo. É 1779 e Claire e Jamie estão finalmente reunidos com sua filha, Brianna, seu marido, Roger, e seus filhos em Fraser’s Ridge. Ter a família unida é um sonho que os Frasers consideravam impossível.

No entanto, mesmo no sertão da Carolina do Norte, os efeitos da guerra estão sendo sentidos. As tensões nas colônias são grandes e os sentimentos locais são quentes o suficiente para ferver a chaleira do Inferno. Jamie sabe que a lealdade entre seus inquilinos está dividida e não vai demorar muito até que a guerra esteja à sua porta.

Não muito longe, o jovem William Ransom ainda está aceitando a descoberta da identidade de seu verdadeiro pai – e, portanto, a sua própria – e Lord John Gray tem reconciliações a fazer e perigos a enfrentar. . . em nome de seu filho e em seu próprio.

Vale lembrar que a série literária terá 10 volumes e que a escritora Diana Gabaldon planeja escrever uma nova série dentro do universo, provavelmente contando a história dos pais de James Fraser.

Já a série televisiva baseada nos livros possui 5 temporadas lançadas pelo canal Starz, com a 6ª em produção ainda sem data de lançamento e a 7ª temporada com a renovação já confirmada.

Continue Lendo

Livros

Destruidor de Mundos | Capa e previsão oficial de novo livro de Victoria Aveyard

Publicado

em

No fim de 2020 foi anunciada a capa do exterior do novo livro da escritora Victoria Aveyard, autora muito conhecida no Brasil pela série A Rainha Vermelha. Agora a editora Seguinte trás a capa nacional e data de lançamento de Destruidor de Mundos, primeiro volume da nova série homônima da escritora.

Destruidor de Mundos (no original Realm Breaker) tem previsão de lançamento para 4 de maio de 2021 no exterior, enquanto que no Brasil será lançado no dia 14 de maio.

Enquanto o livro não chega, podemos ler o primeiro capítulo traduzido pela editora e hospedado pela fanpage Red Queen Brasil.

Compre em pré-venda na Amazon.

Destruidor de Mundos - Victoria Aveyard [CAPA]

Uma estranha escuridão cresce em Allward.

Até mesmo Corayne an-Amarat pode sentir, aninhada em sua pequena cidade à beira-mar.

Ela logo descobre a verdade: ela é a última de uma linhagem antiga – e a última esperança de salvar o mundo da destruição. Mas ela não estará sozinha. Mesmo quando a escuridão cai, ela é acompanhada por um bando de companheiros improváveis:

  • Um escudeiro, forçado a escolher entre o lar e a honra.
  • Um imortal vingando uma promessa quebrada.
  • Uma assassina, exilada e sanguinária.
  • Uma feiticeira antiga, cujos enigmas escondem uma previsão misteriosa.
  • Um falsificador com um passado secreto.
  • Uma caçadora de recompensas com contas a acertar.

Juntos, eles enfrentam um oponente cruel, invencível e determinado a transformar todos os reinos em cinzas, e um exército diferente de tudo que o reino já testemunhou.

Continue Lendo

NOVIDADES

Go Tell the Bees That I Am Gone - Diana Gabaldon [DESTAQUE] Go Tell the Bees That I Am Gone - Diana Gabaldon [DESTAQUE]
Livros6 dias ago

Outlander | Anunciada a capa e data de lançamento de 9º volume da série

Foi anunciada a capa o livro Go Tell the Bees That I Am Gone, 9º volume da série Outlander, escrita...

Destruidor de Mundos - Victoria Aveyard [DESTAQUE] Destruidor de Mundos - Victoria Aveyard [DESTAQUE]
Livros6 dias ago

Destruidor de Mundos | Capa e previsão oficial de novo livro de Victoria Aveyard

No fim de 2020 foi anunciada a capa do exterior do novo livro da escritora Victoria Aveyard, autora muito conhecida...

Ramsés - Christian Jacq [DESTAQUE] Ramsés - Christian Jacq [DESTAQUE]
Fichas2 semanas ago

Ficha | Ramsés – Christian Jacq

Guia completo da série Ramsés escrita pela francês Christian Jacq, com ordem dos livros e informações de outros livros sobre...

J. K. Rowling [DESTAQUE] J. K. Rowling [DESTAQUE]
Livros3 semanas ago

J. K. Rowling anuncia saga sobre Vampiros-Feiticeiros

Os jornais The New York Times e o The Guardian anunciaram em nota o lançamento de uma nova saga escrita...

The Desert Prince - Peter V. Brett [DESTAQUE] The Desert Prince - Peter V. Brett [DESTAQUE]
Livros3 semanas ago

Ciclo das Trevas | Anunciada capa britânica do livro The Desert Prince

Foi anunciada a capa britânica do livro The Desert Prince, primeiro volume da nova trilogia intitulada provisoriamente de I Am...

Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias - Holly Black [DESTAQUE] Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias - Holly Black [DESTAQUE]
Livros3 semanas ago

O Povo do Ar | Pré-venda de Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias de Holly Black

Foi anunciada a capa e pré-venda do livro Como o Rei de Elfhame Aprendeu a Odiar Histórias da escritora Holly...

Jogador Número Dois - Ernest Cline [DESTAQUE] Jogador Número Dois - Ernest Cline [DESTAQUE]
Livros1 mês ago

Jogador Número Dois | Livro ganha capa brasileira e data de lançamento

O livro Jogador Número Dois do escritor Ernest Cline está ganhando a capa brasileira e previsão de lançamento com nova...

Moiraine - A Roda do Tempo [DESTAQUE] Moiraine - A Roda do Tempo [DESTAQUE]
Televisão1 mês ago

A Roda do Tempo | Novo teaser com Moiraine Damodred

A Amazon divulgou em seu twitter um novo teaser de A Roda do Tempo (The Wheel of Time no original),...

O Torneio dos Céus - Leandro Schulai [DESTAQUE] O Torneio dos Céus - Leandro Schulai [DESTAQUE]
Livros1 mês ago

O Vale dos Anjos | Projeto inovador libera capítulos de livro semanalmente

O escritor brasileiro e youtuber Leandro Schulai anunciou recentemente um projeto que envolve sua série literária O Vale dos Anjos e que...

O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - David Levithan e Rachel Cohn [DESTAQUE] O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - David Levithan e Rachel Cohn [DESTAQUE]
Livros1 mês ago

Dash e Lily | O Caderninho de Desafios de Dash e Lily ganha nova edição

A nova edição tem previsão de lançamento para 22 de março.

Populares