Livros
A Crônica do Matador do Rei | Atualizações sobre o 3º livro
Em live recente Patrick Rothfuss respondeu algumas perguntas dos fãs sobre The Doors of Stone, 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei.
Em live recente o escritor Patrick Rothfuss prometeu que responderia algumas perguntas dos fãs sobre o 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei, o livro The Doors of Stone.
A promessa foi cumprida, foram feitas várias perguntas e algumas delas foram respondidas, inclusive sobre o porquê de The Doors of Stone estar demorando tanto tempo para ser lançado.
Algumas respostas do Pat foram levemente modificadas para se adequarem melhor ao português, mas o sentido não foi alterado de nenhuma forma. Confira a tradução do arcano Miguel Regert, fã da série.
Pergunta: A inclusão de novas ideias está atrasando a sua escrita?
Pat: Não. O problema é que eu escrevi a história toda de uma vez, e então eu passei a trabalhar na primeira parte da história para transformá-la no Nome do Vento, e isso levou anos e anos. Foram anos de revisão (14 anos, precisamente, conforme ele diz em outro momento da live) até ser publicado em 2007. Enquanto isso, o restante da história não foi mexido. Quando eu fui trabalhar em O Temor do Sábio, havia muitos problema com ele, e ele não combinava mais com o 1º livro, pois eu havia mudado muita coisa (personagens foram adicionados, suas histórias foram melhor desenvolvidas etc). E agora o 3º livro, o que era para ser o final da história, muito dele foi escrito em 1998, há muito tempo. E eu não era um bom escritor. Mesmo os trechos do 3º livro que estavam bons não combinavam mais com as duas partes anteriores da história, que foram alteradas e melhoradas ao longo de muitos anos com as revisões.
Pergunta: Com as novas adições ao 3º livro por meio das revisões, é possível que ele fique grande demais para um livro só?
Pat: Não, não é possível.
Pergunta: Você já disse que tinha o final da história planejado desde o início. Esse final mudou desde então?
Pat: Não.
Pergunta: O que é que você gosta mais no 3º livro atualmente?
Pat: Atualmente estou revisando a parte em que o Kvothe “resgata princesas de reis adormecidos em sepulcros” (isso consta no 1º livro). Estou gostando dessa parte, e a revisando. Está boa, mas eu ainda posso fazer melhor, então estou polindo esta parte.
Pergunta: O quanto ser pai influenciou na sua escrita?
Pat: Provavelmente não tanto quanto ocorre com outras pessoas, há outras coisas que influenciaram minha escrita bem mais do que ser pai.
Pergunta: Você acha que o grande hiato entre o lançamento dos livros e tudo o que aconteceu no mundo (Trump presidente, protestos, pandemia) mudou você como pessoa e o fez alguém completamente diferente do que era quando começou a história?
Pat: A questão é que eu literalmente comecei a escrever a história em 1994, e o 1º livro foi publicado em 2007. Já se passaram décadas da minha vida desde aquela época até agora. Então o que eu mudei como ser humano é gigantesco. Então, sim, eu sou diferente agora do que era antes, mas é algo com o que eu já lidei. O mundo está diferente. Essas coisas impactam na complexidade de terminar a história? Sim, mas não muito mais do que outras coisas da vida.
Pergunta: Você ainda se importa em terminar o 3º livro?
Pat: Sim. Eu me importo muito em terminar o livro. Eu me sinto mal por muitas pessoas quererem algo de mim e que eu não fui capaz de dar a elas. Eu me sinto mal com isso, o tempo todo. Honestamente, isso é umas das coisas que ferrou minha saúde mental, estou fazendo bastante terapia atualmente. Porque no intervalo de alguns poucos anos eu fui de alguém que gostava de trabalhar na sua história que nunca seria publicada para alguém com quem milhões de pessoas estão decepcionadas porque querem esse livro. Não é um sentimento legal. Então, eu com certeza me importo em terminar esse livro. Se eu não me importasse em terminá-lo, vocês já o teriam, porque eu sei que as pessoas o comprariam de qualquer forma para saber o final da história. Mas eu não quero apenas vender um livro. Eu devo a todas as pessoas que amam esse livro algo lindo (pessoas que me falaram o quanto esse livro é importante pra elas, que tatuaram frases do livro na pele, e que deram nome de personagens do meu livro aos seus filhos), essa é a única razão.
Pergunta: Aprenderemos mais sobre o passado da Denna no 3º livro?
Pat: Sim.
Outras respostas do Pat:
- Quando perguntado se o isolamento e a quarentena ajudaram ou pioraram no seu processo de escrita, o Pat disse que ele sempre foi mais produtivo quando estava em uma fase pacífica e tranquila da vida, e que a vida dele não estava pacífica ou tranquila há muito tempo. Ele insinuou que durante a quarentena está dando prioridade à caridade, em razão dos tempos difíceis que as pessoas estão enfrentando, e que elas precisam de maior ajuda agora.
- Quando perguntado sobre a relação do Bast com o Kvothe, o Pat disse que o 3º livro irá mostrar como eles se conheceram, e que essa parte ele precisa desenvolver melhor, para que a evolução do relacionamento deles não seja abrupta demais.
- O Pat reafirmou a intenção de escrever outros livros no mesmo universo após o fim da trilogia, e disse que tem interesse em criar outras histórias curtas (como o livro da Auri), especialmente sobre o Elodin e a Devi.
Resumindo foi explicando porque o 3º livro está demorando. Basicamente porque ele escreveu toda a história em 1998, e depois teve de separar ela em três livros. Para isso, ele passou 14 anos adaptando e revisando a primeira parte da história e depois mais alguns anos fazendo o mesmo com a segunda parte. Enquanto isso a terceira parte ficou estagnada no tempo, datada de 1998, de quando ele não era um bom escritor (segundo ele mesmo), Agora ele está adaptando e revisando essa terceira parte para se adequar aos padrões atuais dele e se encaixar direito nos outros dois livros.
Enquanto isso não temos informações oficiais ou previsões de lançamento para The Doors of Stone, 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei.
No Brasil os livros são editados pela Arqueiro e conta com O Nome do Vento (#1), O Temor do Sábio (#2) e A Música do Silêncio (história sobre a Auri) publicados.
Deixe uma resposta
-
Fichas1 ano atrás
Ficha | A Seleção – Kiera Cass
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Corte de Espinhos e Rosas (Acotar) – Sarah J. Maas
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Cinquenta Tons de Cinza – E. L. James
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Trono de Vidro – Sarah J. Maas
-
Fichas1 ano atrás
Ficha | Crônicas Saxônicas (O Último Reino) – Bernard Cornwell
-
Fichas1 ano atrás
Ficha | A Descoberta das Bruxas (Trilogia das Almas) – Deborah Harkness
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Harry Potter – J. K. Rowling
-
Ordem dos Livros10 meses atrás
Ordem dos Livros | Fallen – Lauren Kate
João Silva
21 de junho de 2021 em 20:59
Será que teremos o prazer dessa leitura antes de morrermos de Covid-19?
Vaeb
23 de dezembro de 2021 em 13:06
Difícil essa espera… Bom era ter descoberto o livro com os três já lançados!