Nos siga

Livros

A Crônica do Matador do Rei | Atualizações sobre o 3º livro

Em live recente Patrick Rothfuss respondeu algumas perguntas dos fãs sobre The Doors of Stone, 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei.

Publicado em

Atualizado em

Em live recente o escritor Patrick Rothfuss prometeu que responderia algumas perguntas dos fãs sobre o 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei, o livro The Doors of Stone.

A promessa foi cumprida, foram feitas várias perguntas e algumas delas foram respondidas, inclusive sobre o porquê de The Doors of Stone estar demorando tanto tempo para ser lançado.

Algumas respostas do Pat foram levemente modificadas para se adequarem melhor ao português, mas o sentido não foi alterado de nenhuma forma. Confira a tradução do arcano Miguel Regert, fã da série.

Patrick Rothfuss 2

Pergunta: A inclusão de novas ideias está atrasando a sua escrita?
Pat: Não. O problema é que eu escrevi a história toda de uma vez, e então eu passei a trabalhar na primeira parte da história para transformá-la no Nome do Vento, e isso levou anos e anos. Foram anos de revisão (14 anos, precisamente, conforme ele diz em outro momento da live) até ser publicado em 2007. Enquanto isso, o restante da história não foi mexido. Quando eu fui trabalhar em O Temor do Sábio, havia muitos problema com ele, e ele não combinava mais com o 1º livro, pois eu havia mudado muita coisa (personagens foram adicionados, suas histórias foram melhor desenvolvidas etc). E agora o 3º livro, o que era para ser o final da história, muito dele foi escrito em 1998, há muito tempo. E eu não era um bom escritor. Mesmo os trechos do 3º livro que estavam bons não combinavam mais com as duas partes anteriores da história, que foram alteradas e melhoradas ao longo de muitos anos com as revisões.

Pergunta: Com as novas adições ao 3º livro por meio das revisões, é possível que ele fique grande demais para um livro só?
Pat: Não, não é possível.

Pergunta: Você já disse que tinha o final da história planejado desde o início. Esse final mudou desde então?
Pat: Não.

Pergunta: O que é que você gosta mais no 3º livro atualmente?
Pat: Atualmente estou revisando a parte em que o Kvothe “resgata princesas de reis adormecidos em sepulcros” (isso consta no 1º livro). Estou gostando dessa parte, e a revisando. Está boa, mas eu ainda posso fazer melhor, então estou polindo esta parte.

Pergunta: O quanto ser pai influenciou na sua escrita?
Pat: Provavelmente não tanto quanto ocorre com outras pessoas, há outras coisas que influenciaram minha escrita bem mais do que ser pai.

Pergunta: Você acha que o grande hiato entre o lançamento dos livros e tudo o que aconteceu no mundo (Trump presidente, protestos, pandemia) mudou você como pessoa e o fez alguém completamente diferente do que era quando começou a história?
Pat: A questão é que eu literalmente comecei a escrever a história em 1994, e o 1º livro foi publicado em 2007. Já se passaram décadas da minha vida desde aquela época até agora. Então o que eu mudei como ser humano é gigantesco. Então, sim, eu sou diferente agora do que era antes, mas é algo com o que eu já lidei. O mundo está diferente. Essas coisas impactam na complexidade de terminar a história? Sim, mas não muito mais do que outras coisas da vida.

Patrick Rothfuss [DESTAQUE]

Pergunta: Você ainda se importa em terminar o 3º livro?
Pat: Sim. Eu me importo muito em terminar o livro. Eu me sinto mal por muitas pessoas quererem algo de mim e que eu não fui capaz de dar a elas. Eu me sinto mal com isso, o tempo todo. Honestamente, isso é umas das coisas que ferrou minha saúde mental, estou fazendo bastante terapia atualmente. Porque no intervalo de alguns poucos anos eu fui de alguém que gostava de trabalhar na sua história que nunca seria publicada para alguém com quem milhões de pessoas estão decepcionadas porque querem esse livro. Não é um sentimento legal. Então, eu com certeza me importo em terminar esse livro. Se eu não me importasse em terminá-lo, vocês já o teriam, porque eu sei que as pessoas o comprariam de qualquer forma para saber o final da história. Mas eu não quero apenas vender um livro. Eu devo a todas as pessoas que amam esse livro algo lindo (pessoas que me falaram o quanto esse livro é importante pra elas, que tatuaram frases do livro na pele, e que deram nome de personagens do meu livro aos seus filhos), essa é a única razão.

Pergunta: Aprenderemos mais sobre o passado da Denna no 3º livro?
Pat: Sim.

Outras respostas do Pat:

  • Quando perguntado se o isolamento e a quarentena ajudaram ou pioraram no seu processo de escrita, o Pat disse que ele sempre foi mais produtivo quando estava em uma fase pacífica e tranquila da vida, e que a vida dele não estava pacífica ou tranquila há muito tempo. Ele insinuou que durante a quarentena está dando prioridade à caridade, em razão dos tempos difíceis que as pessoas estão enfrentando, e que elas precisam de maior ajuda agora.
  • Quando perguntado sobre a relação do Bast com o Kvothe, o Pat disse que o 3º livro irá mostrar como eles se conheceram, e que essa parte ele precisa desenvolver melhor, para que a evolução do relacionamento deles não seja abrupta demais.
  • O Pat reafirmou a intenção de escrever outros livros no mesmo universo após o fim da trilogia, e disse que tem interesse em criar outras histórias curtas (como o livro da Auri), especialmente sobre o Elodin e a Devi.

Resumindo foi explicando porque o 3º livro está demorando. Basicamente porque ele escreveu toda a história em 1998, e depois teve de separar ela em três livros. Para isso, ele passou 14 anos adaptando e revisando a primeira parte da história e depois mais alguns anos fazendo o mesmo com a segunda parte. Enquanto isso a terceira parte ficou estagnada no tempo, datada de 1998, de quando ele não era um bom escritor (segundo ele mesmo), Agora ele está adaptando e revisando essa terceira parte para se adequar aos padrões atuais dele e se encaixar direito nos outros dois livros.

Enquanto isso não temos informações oficiais ou previsões de lançamento para The Doors of Stone, 3º volume da série A Crônica do Matador do Rei.

No Brasil os livros são editados pela Arqueiro e conta com O Nome do Vento (#1), O Temor do Sábio (#2) e A Música do Silêncio (história sobre a Auri) publicados.

Adora livros, séries, filmes, esportes e é fundador do site Sobre Livros.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livros

Elric de Melniboné | Capa e data de lançamento do terceiro volume da série

A previsão é que o livro seja lançado em 5 de março no Brasil.

Publicado

em

Foi anunciada pela editora Generale a capa nacional e data de lançamento do terceiro volume da série Elric de Melniboné, escrito pelo britânico Michael Moorcock.

A saga literária Elric de Melniboné é composta por 11 romances e diversos contos, que renderam diversas adaptações para os quadrinhos e jogos de RPG.

O livro tem previsão de lançamento para 5 de março e já está em pré-venda na Amazon.

Elric de Melniboné - Livro Três - Michael Moorcock [CAPA]

Elric de Melniboné. Traidor. Salvador. Amante. Ladrão. Último rei de um império caído cuja crueldade foi superada apenas por sua exótica beleza. Com o corpo nutrido por poções e poderes vampíricos de sua Espada Negra, Stormbringer, assombrado por visões de um passado trágico e de um futuro condenado, Elric vaga pelo mundo em busca do esquecimento.

Todavia, os grandes Senhores da Lei e do Caos têm outros planos para esse soberano atormentado. Neste terceiro volume, Elric conhece novos protagonistas em sua jornada: heróis que, como ele, buscam significado em seus destinos – que estão entrelaçados por segredos e perigos.

No entanto, o soberano de Melniboné terá também de enfrentar um de seus mais ferozes adversários para salvar sua amante. Sempre de posse da espada amaldiçoada – ou talvez seja a espada que o possua –, Elric terá de superar forças muito além da imaginação para continuar a vida de vinganças, prazeres e tragédias.

Continue Lendo

Livros

Depois | Livro inédito de Stephen King ganha capa brasileira

A editora Suma anunciou a capa brasileira de Depois, livro inédito do escritor norte-americano Stephen King. O livro tem previsão para março.

Publicado

em

Recentemente a editora Suma anunciou que lançaria “Later” em março no Brasil, livro inédito do escritor Stephen King. Agora a editora anunciou a capa brasileira do livro, que foi intitulado Depois.

No exterior o livro também está programado para ser lançado em março de 2021 pelo selo Hard Case Crime, então tudo indica teremos um lançamento simultâneo.

Later conta a história de Jamie Conklin, um garoto cujas habilidades sobrenaturais podem ajudar sua mãe solteira, mas não sem pagar um custo terrível.

Depois - Stephen King [CAPA]

James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir.

Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda.

É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.

Leia um trecho de Later lá no Stephen King Brasil.

Continue Lendo

Livros

Ciclo Aurora | Livro Aurora Rising de Amie Kaufman e Jay Kristoff chega no primeiro semestre

O livro Aurora Rising, primeiro volume da série Aurora Cycle, de Amie Kaufman e Jay Kristoff chega no primeiro semestre no Brasil.

Publicado

em

A editora Rocco anunciou que lançará o livro Aurora Rising, primeiro volume da série Ciclo Aurora (em tradução literal de Aurora Cycle) dos escritores Amie Kaufman e Jay Kristoff. O livro ainda não tem um mês definido para lançamento, mas a previsão é que seja lançado no primeiro semestre de 2021.

A história se passa no ano de 2380 e acompanha Tyler Jones, graduado na Aurora Academy de cadetes, tendo que lidar com sua equipe completamente disfuncional recém formada.

Compre o livro no original diretamente na Amazon

Aurora Rising - Amie Kaufman e Jay Kristoff [CAPA]

O ano é 2380 e os recém formados cadetes da Academia Aurora estão sendo enviados em sua primeira missão. Tyler Jones, o garoto prodígio, está pronto para recrutar o esquadrão de seus sonhos, mas ele se vê diante do grupo que ninguém em toda a Academia quis se juntar.

Uma diplomata convencida e faixa preta em sarcasmo;
Uma cientista sociopata com fama de atirar em seus colegas de quarto;
Um especialista em tecnologia;
Um guerreiro alienígena com sérios problemas em administrar sua raiva;
Uma piloto com personalidade forte e que não gosta muito de ninguém.

E esse esquadrão nem é o maior problema de Tyler. Aurora Jie-Lin O’Malley é uma garota que ele resgatou no meio do espaço interdimensional. Presa em um sono criogênico por séculos, Aurora é uma garota fora de seu tempo que pode ser o catalisador que vai começar uma guerra que vem se formando há milhões de anos e o esquadrão de desajustados são a última esperança de toda a galáxia.

NINGUÉM EM PÂNICO.

A série já possui dois livros publicados no exterior com um terceiro em vista, ainda sem título definido e sem previsão de lançamento.

Amie Kaufman é conhecida em terras brasileiras pelo livro Quando as Estrelas Caem e também o livro Os Eternos. Já Jay Kristoff é muito conhecido pela série literária Crônicas da Quasinoite.

Continue Lendo

Populares