
A origem do Halloween, apesar de incerta e muito associada com diversas festas, como o festival romano de Pomona, deusa das frutas e sementes ou o festival dos mortos chamado Parentalia, a teoria mais aceita é a associação com o Samhain Céltico.
No Samhain, era comemorado o “Ano Novo” celta, quando terminava a “metade leve” do ano (primavera e verão) e começa a “metade mais escura” do ano (outono e inverno). Nesse dia, se acreditava que a “membrana” entre o nosso mundo e o “outro mundo” ficava mais fina, permitindo a passagem dos espíritos, tanto os bons e inofensivos, que eram convidados a partilhar a noite dos familiares, quanto os maus, que eram assustados embora: acredita-se que dessa necessidade de assustar os maus espíritos é que surgiram as fantasias e máscaras.
A tradição de pedir doces durante o Halloween tem suas origens na tradição cristã em que os pobres iam, no dia 01/11, de porta em porta pedindo comida e, em troca, no dia 02/11 (Finados ou Dia de todos os Santos), eles rezariam pelas almas da família que deu comida.
As abóboras, Jack O’Lantern, esculpidas com caretas e carinhas, vêm da lenda de “Jack of the Lantern” que (beeem resumido) é a história de um homem que enganou o diabo e o obrigou a prometer que nunca tomaria sua alma, mas quando Jack morreu, Deus não quis a alma dele, porque ele era um cara horrível, mas ele não podia ir para o inferno, então o diabo deu um pouco de carvão em um tipo de lanterna e ele foi condenado a vaguear pelo mundo, no quase-escuro. Veja aqui a versão da Georgette Silen do conto de Jack.
Até hoje, crianças da “outra metade” do mundo celebram o Halloween indo de porta em porta pedindo “Gostosuras ou Travessuras”, teoricamente aprontando alguma para quem se recusa a dar doces (jogar papel higiênico no quintal, ovos podres na porta, tudo muito agradável #not).
E agora, pra quem não acompanhou a semana no Sobre Livros, convidamos alguns autores para escrever contos com pitadas de terror, confira abaixo o pessoal que aceitou o desafio:
- Jack por Georgette Silen
- Sobre As Vezes Que Me Matei por Fábio Henckel
- Reflexos Ardentes por Andrés Carreiro
- Rogai por Vós de Rober Pinheiro
- Olhos Negros (Parte I) por Jones V. Gonçalves
- Olhos Negros (Parte II) por Jones V. Gonçalves
Sobre Livros Melhor site sobre livros do Brasil!

ui
É pena que o Halloween não faça parte da cultura do Brasil. É uma data tão carregada de misticismo… é pena que grande parte disso tenha se perdido na cultaura americana, que o trnsformou em feriado de interesses comerciais, abandonando todo o paganismo da data.
.
Enfim…
=)
Sempre quis saber daonde surgiu a ideia de Halloween! Em Supernatural é explicado, mas.. né UASHUSHAUHSAU