Resenha: O Guardião de Memórias – Kim Edwards
segunda-feira, março 22, 2010 12:30
Durante o parto de seu casal de gêmeos, o Dr Henry, percebe que a menina tem síndrome de Down. Perturbado por lembranças de seu passado, ele toma uma decisão radical: manda que Caroline, a enfermeira que acompanha o parto, entregue a criança para a adoção e diz a Norah, sua mulher, que a criança morreu. A enfermeira por sua vez, sensibilizada pela criança, resolve adotá-la e dar a ela uma vida digna.
Norah nunca consegue superar a falta da filha, e começa a definhar lentamente, causando a ruína de sua família e tornando a vida de seu outro filho muito difícil.
Embrenhada nessa trama que lembra muito uma novela que passou anos atrás, a autora cria uma historia muito detalhada e por vezes envolvente. O problema, porém fica por conta da excessiva descrição. Só posso imaginar que Kim Edwards é uma maníaca por descrições, tal qual esse livro foi escrito. Isso torna a leitura muito cansativa e demorada.
O desenrolar da trama é lento e muitas vezes, assemelha-se realmente a uma novela, onde o autor guarda informações importantes para o próximo capitulo e enche o capitulo atual com coisas supérfluas.
Tenho que acrescentar que esses pontos os quais eu achei ruim, podem ser o que você procura num livro. Conheço pessoas que leram e adoraram cada palavra da historia. Eu pessoalmente achei cansativo, e nunca conseguia ler por muito tempo. Levei semanas para terminar.
Para defender um pouco o livro, posso dizer que o final é legal, e bastante coerente, e os personagens são bem desenvolvidos em suas personalidades. Resumindo: Se procura ação, esqueça! Caso esteja afim de um livro/novela bastante detalhado, “O Guardião de Memórias” foi escrito para você!
![]()
Mais informações sobre o livro “O Guardião de Memórias” no site:
http://www.sobrelivros.com.br/info-o-guardiao-de-memorias-kim-edwards/





































Sherlock disse:
março 22nd, 2010 às 13:49
Bem, eu assisti apenas o filme! A resenha está muito boa e tudo mais huahuahua.. mas não é o tipo de livro que procuro para ler, só se realmente tiver nada em mãos.
Laila Ribeiro disse:
março 22nd, 2010 às 16:41
Sem dúvida uma resenha peculiar… gostei d++++ da sua sinceridade.
Comprei o livro já tem algum tempo, mas ainda não li… e o bom de ler essa resenha, é que agora vou saber o momento certo de ler O Guardião de memórias…
O fantástico de livros é isso: se tivermos sabedoria em ler o livro no momento adequado de nossas vidas, todos os livros podem ser maravilhosos!!!
Abração e muito obrigada Nando!!!
Fernando disse:
março 22nd, 2010 às 18:27
Que bom que gostou laila!
Qnd entrei no blog eu prometi ser imparcial nas resenhas que eu fizesse…
E realmente há livros que devem ser lidos em determinados periodos da nossa vida… O guardião de memorias espscialmente deve ser lido em um periodo beeeeeem longo de nossa vida… rsrsrs
brincadeira…
=]
Dri # disse:
março 23rd, 2010 às 0:05
Rsrsrs ..Entaum definitivamente vou ter que esperar pra ler este!!kkk
Dri # disse:
março 23rd, 2010 às 0:14
Realmente essa história me lembra aquela novela Páginas da vida..
Simone disse:
dezembro 14th, 2010 às 19:04
Olha, acho que faltou um pontinho chave para comentar, dá licença.
Para mim, a idéia do livro ou amensagem que fica é bem tipo, nunca diiga ‘dessa água não beberei’, ou ‘isso jamais aconteceria comigo’.
Pois foi exatamente o que aconteceu com o médico perfeccionista que jamais imaginava ter uma filha com a sindrome de down, ou com a enfermeira que a adotou e que não planejava ter filhos.
Seguindo essa linha de raciocínio, adorei o livro.