Resenha: Mulheres Incríveis – Kate Schatz

0
408

Oi, Pessoal, tudo bem?

Quem está mergulhado no universo dos livros deve ter percebido que, ultimamente, podemos encontrar tramas bem construídas focadas em personagens femininas fortes e empoderadas. Contudo, antes mesmo de admirarmos tais personagens, precisamos nos inspirar em mulheres reais, que fazem parte do nosso cotidiano e que possuem um trabalho incrível.

E essa é justamente a proposta do livro “Mulheres Incríveis”, que foi recentemente lançado pela Astral Cultural. Cheio de belíssimas e vibrantes ilustrações, além de frases inspiradoras, a obra nos conduz por uma viagem pela História do Mundo. Visitamos todos os continentes e nele nos deparamos com a história de mulheres grandiosas, empoderadas e inspiradoras.

Ao todo, somos apresentados a 44 mulheres, que se destacam em diversas áreas, desde a o esporte até a educação, e que tornaram a sua luta peça fundamental na construção do mundo. A autora, Kate Schatz, conseguiu aqui compilar variadas faixas etárias e diferentes áreas de atuação. Um ponto muitíssimo interessante da trama se deve ao fato que as 125 páginas não englobam apenas mulheres dos cinco continentes, mas também aquelas que foram expatriadas, que perderam à força o seu lugar geográfico.

A leitura do livro é leve e envolvente, além de conseguir introduzir, de forma balanceada, frases de coragem e força ditas por tais mulheres em algum momento das suas vidas. Por outro lado, as ilustrações, que ficaram a cargo de Miriam Klein Stahl, transferem dinamismo à leitura, acrescentando símbolos e cor à luta dessas mulheres.

As Mulheres Incríveis escolhidas para representar o Brasil, nessa obra, foram: Elza Soares, Marta, Débora Diniz, Maria da Penha e Sonia Bone Guajajara. Talvez muitos venham a reclamar a ausência de muitas mulheres mais conhecidas, mas o livro é inovador justamente por isso. Ele nos possibilita enxergar a história de luta, coragem e determinação de mulheres que são, na maioria das vezes, invisíveis aos nossos olhos.

Com toda certeza, as minhas mulheres incríveis que compõem esse livro são: Malala, Maria da Penha e as Mães da Plaza de Mayo. Aqui, é possível adentrar um pouquinho mais na vida dessas mulheres, que se destacam nas suas áreas respectivas.

Malala é, definitivamente, uma inspiração para todas nós. Mesmo sendo tão jovem, ela nos ensina a usar a arma mais poderosa que temos: a nossa própria voz. Além disso, a sua história de luta nos fornece a esperança necessária para acreditar e lutar pelo direito à educação, que, muitas vezes, é arrancado de inúmeras meninas ao redor do mundo.

Na outra ponta, temos Maria da Penha, uma mulher mais madura e que a sua luta almeja combater a violência contra a mulher, visto que ela sofreu na pele todas as dores dessa realidade ainda tão presente no nosso país e no mundo. Ela nos ensina que, em briga de marido e mulher, devemos sim meter a colher. Precisamos parar de silenciar, visto que uma em cada cinco mulheres no Brasil já foi vítima de violência doméstica.

Mulheres Incríveis” é livro que deve ser lido não apenas por mulheres, mas por todos aqueles que formam a nossa sociedade, independentemente de idade. É uma obra que, na sua simplicidade, nos apresenta feitos grandiosos realizados por mulheres, e nos ensina que devemos sempre lutar pelo nosso lugar no mundo.

COMENTAR